Biblioteca Digital Mundial

Imagine tesouros culturais de todo o mundo em um único lugar. É essa a proposta da Biblioteca Digital Mundial, desenvolvida por uma equipe da Biblioteca do Congresso dos EUA.

Lançada em 2009, a biblioteca reúne manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias e desenhos arquitetônicos. Para fazer pesquisas no acervo os visitantes podem digitar palavras chave no campo de busca ou filtrar o conteúdo por lugar, período, tema, tipo de item e instituição contribuinte.

As ferramentas de navegação e descrições de conteúdos estão disponíveis em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, português, russo e espanhol); porém, os itens do acervo são apresentados em suas línguas originais.

Entre os documentos é possível consultar o original do livro Fábulas selecionadas para crianças, Jean de La Fontaine.

 

Página do site que fornece a descrição do livro de La Fontaine

 

Ao clicar em “abrir”, na página anterior, o visitante tem acesso à obra no idioma original

 

O desenvolvimento da Biblioteca Digital Mundial teve o apoio das Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e patrocínio de uma série de empresas e fundações privadas, como Google e Microsoft.

A reunião desses tesouros culturais é possível graças às contribuições de instituições parceiras em diversos países, incluindo a Biblioteca Nacional do Brasil.



Comentários

Deixe seu comentário

Todos os comentários estão sujeitos a aprovação