Clube de Leitura de Março

bannerweb_clubedeleitura-marco

Um dos programas mais queridos da Biblioteca de São Paulo (BSP) é o Clube de Leitura, onde os participantes trocam ideias e impressões sobre um livro escolhido conjuntamente. Em março, esse pessoal dedicou suas leituras para a obra Dois irmãos, de Milton Hatoum. Esse texto foi adaptado recentemente para o formato televisivo na Rede Globo e gerou um grande burburinho. Não é à toa. Todos os presentes admiraram as qualidades literárias do autor amazonense e este livro – lançado em 2000 – rapidamente se converteu em um clássico da literatura brasileira contemporânea. A atividade aconteceu na quinta, 30, às 15 horas.

Os participantes do Clube falaram sobre os conflitos e problemas dos personagens – com foco na disputa dos irmãos Yaqub e Omar pela atenção da mãe, Zana. Essa relação super conturbada acontece numa família de ascendência libanesa que vive em Manaus; e que tem como pano de fundo a história do Brasil, incluindo trechos sobre a ditatura civil-militar que jogou o país em um momento negro a partir dos anos 60. Além disso, o romance prende o leitor à história com cenas de ciúme, rancor, inveja e desejo. Muito por isso, a obra ganhou o Prêmio Jabuti em 2001, sendo o segundo romance de Hatoum.

O próximo Clube de Leitura na BSP acontece no dia 20 de abril e vai discutir o livro Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende.



Comentários

Deixe seu comentário

Todos os comentários estão sujeitos a aprovação