Oficina de Roteiro na BSP

 

IMG_8333

Por Sofia Sales

A Biblioteca de São Paulo (BSP) promoveu entre os dias 23 e 26 de maio a Oficina de Roteiro que ensina técnicas de texto para o audiovisual. Cheia de referências, trouxe grandes debates e reflexões sobre como as decisões tomadas na construção de um filme, seja ele ficção, animação ou documentário, influenciam na mensagem que queremos passar.

A professora Francine Barbosa finalizou o curso na sexta, 26, com o tema documentário, e trouxe para a turma diversos exemplos, abordagens e interpretações para construção deste gênero cinematográfico. A aula foi exemplificada com alguns curtas-metragens que geraram discussões sobre a construção e elaboração do filme, sobre nossa sociedade e as diversas possibilidades de imprimir nossos discursos nas produções.

Construir um roteiro não é fácil, exige prática e a busca por referências. Amandha Ferreira, 19 anos, é estudante de Rádio e TV e encontrou no curso uma chance de treinar a observação para tirar ideias de narrativas. “Fizemos vários exercícios que ajudaram muito para a gente treinar a escrita de um roteiro e a visão de que podemos tirar ideias de tudo. Tudo que vemos pode se transformar em um roteiro.”

Gerson Lopes Palhares, 47, é professor de biologia e coordenador de um projeto de produção audiovisual na escola que trabalha. Além da paixão pessoal pelo cinema, ele busca diversos cursos para compreender melhor os processos que envolvem a produção e passar para seus alunos.

“Eu acho fantástico a oportunidade de pessoas das mais diversas áreas poderem conhecer este universo do audiovisual. Tudo começa a partir da ideia do filme e conseguir fazer com que este roteiro se transforme em um projeto cinematográfico. Ver aquilo que está no papel sendo transferido para a tela é mágico”, reforça Gerson sobre a importância de cursos como este.

Apesar do curso ter curta duração, a turma saiu estimulada e com um grupo de emails criado para troca de conhecimento e muitos filmes.

A Biblioteca Parque Villa-Lobos vai oferecer em junho o Curso Prático de Cinema, com Franthiesco Ballerini. A atividade acontece entre os dias 22 de junho e 8 de julho, das 14 às 18 horas. As inscrições podem ser feitas até a partir do dia 6 de junho.

Saiba mais neste link —> http://www.bvl.org.br/evento/curso-pratico-de-cinema/2017-06-22/



Comentários

2 comentários | Comente »

  • Por Sol em 31 de maio de 2017 às 11:26

    Gostaria de propor uma 2º edição, quando fiquei sabendo as inscrições já estavam esgotada. Parabéns pela iniciativa, muito bacana

    Responder

    • Por natalia em 31 de maio de 2017 às 17:58

      Sol, agradecemos pela sugestão e devido à grande procura estamos de fato avaliando a possibilidade de uma segunda edição, mas por enquanto ainda não é certeza, ok? Precisa ficar de olho no programação.
      Abraços,

      Responder

Deixe seu comentário

Todos os comentários estão sujeitos a aprovação