Cultura maker na BSP

BSP-bannerweb-ferias(1)

As férias de julho chegaram e a Biblioteca de São Paulo (BSP) preparou uma programação especial com oficinas ligadas à cultura maker, onde a proposta é estimular o “faça você mesmo”. Todo fim de semana, uma atividade diferente com foco na inovação, colaboração e criatividade. De forma lúdica e divertida, as oficinas apresentam o mundo da robótica, arte e tecnologias digitais. Venha construir, modificar e dar movimento a diversos objetos, brinquedos e criações. Veja a programação completa!

 

 

ROBÓTICA: CONSTRUA E PROGRAME!

Talvez você já tenha brincado com Lego em casa ou na escola, mas sabia que pode ser muito mais que um brinquedo? É possível, por exemplo, dar movimento às montagens e também aprender muito com os bloquinhos. Que tal construir, programar e testar seu próprio carrinho para participar de uma corrida?

  • Sábado, 1º e 15 de julho, das 14 às 16 horas.

Com Fabrício Laurenti. Indicado para crianças a partir de 7 anos.

 

 

CRIAÇÃO DE ENGENHOCAS

Criação de pequenos engenhos como um robô-desenhista, com material eletrônico, sucatas e ferramentas básicas.

  • Sábado, 8 de julho, das 14 às 15h45.

Com Moisés e Gisele Zylbersztajn. Indicado para crianças a partir de 8 anos.

 

 

CASA ILUMINADA

Aprenda a construir um pequeno sistema que garante que quando anoitece as luzes de uma casa se acendam automaticamente. Conheça eletrônica e programação brincando.

  • Sábado, 22 de julho, das 14 às 16 horas.

Com Moisés e Gisele Zylbersztajn. Indicado para crianças a partir de 11 anos.

 

PAPEIS ELETRÔNICOS

Utilizaremos papéis, fitas adesivas, fitas condutivas, LEDs, sensores, interruptores e baterias para que os participantes deem vida a suas histórias e invenções por meio da criação de circuitos de papel. Os circuitos poderão ser programados utilizando o Scratch e Arduinos adaptados para a atividade.

  • Domingo, 23 de julho, das 14 às 15h30.

Com Hackerspace Itinerante.

 

PROGRAMANDO ARTE COM PROCESSING

Arte e tecnologia sempre trabalharam juntas. Desde Leonardo da Vinci que desenvolveu milhares de invenções e conceitos que utilizamos e estudamos atualmente, até artistas contemporâneos. Vamos juntos aprender Processing que é uma linguagem de programação que ajuda milhares de artistas a viabilizar suas obras.

  • Sábado, 29 de julho, 13 às 14h30.

Com Igor Vac, Fablab Livre SP. Indicado para adolescentes a partir de 14 anos.

 

INTRODUÇÃO A FABRICAÇÃO DIGITAL

Quem nunca pensou em um produto superinovador que pode acabar com todos os seus problemas e também ajudar a vida de outras pessoas? Venha conhecer as técnicas de fabricação digital e como funcionam os FabLab’s para criar seus próprios projetos e viabilizar suas ideias nesse espaço em que é possível criar “quase” qualquer coisa!

  • Sábado, 29 de julho, das 14h30 às 16 horas.

Com Igor Vac, Fablab Livre SP. Indicado para pessoas a partir de 10 anos.

 

Todas as atividades são gratuitas, não precisam de inscrição e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada.



Comentários

Deixe seu comentário

Todos os comentários estão sujeitos a aprovação