Perfil BSP: Conheça João Conde

0

João Francisco Romero de Gouveia Conde – ou apenas João – é gerente administrativo da Biblioteca de São Paulo. Você que nos conhece com certeza já viu o distinto cavalheiro de gravata impecável zanzando por aqui e por ali com o rádio HT resolvendo todo tipo de problema.

João começou a trabalhar aqui em março de 2010, mas conhecia a biblioteca desde antes da inauguração – ele trabalhava com organizações sociais de cultura anteriormente, no caso o Museu Catavento – um local criado para aprimorar o conhecimento de crianças, jovens e adultos.

Quando entrei na biblioteca pela primeira vez tive uma ótima impressão, uma sensação de conforto, bem estar, sensação de casa da gente, sensação de oportunidade de ler tudo o que tenho vontade, de acesso.

Ele gerencia o pessoal do departamento administrativo da biblioteca, além das equipes de limpeza, manutenção e segurança. Qualquer problema técnico ou procedimento fora do comum – gravação, visita técnica, carga e descarga – passa pela mesa (e pelo rádio) de João.

João Conde ainda arruma tempo para a jardinagem, para correr, assar bolos incríveis e faz trabalho voluntário: é diretor de uma creche que cuida de 100 crianças entre zero e três anos em Mogi das Cruzes.

Sou alguém que gosta de pessoas e do mundo em que vivemos.

Ele também gosta muito de ler e, entre seus preferidos, destaca as narrativas d’A Comédia Humana de Balzac e os livros de Tony Belloto, guitarrista dos Titãs, de quem começou a ler os livros e gostou muito de Bellini – o protagonista. O personagem remete a outro autor que João Conde gosta bastante: Charles Bukowski. A lista não acaba, tem Caio Fernando Abreu, Rubens Figueiredo, Menalton Braff e muitos outros.

 

Foto por Renato Medeiros
Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário