/ governosp

Resultado do curso Leituras Visuais

1

Arthur Calasans encantou mais uma vez os sócios da Biblioteca de São Paulo com o fantástico mundo da fotografia. O oficina aconteceu no último fim de semana e teve foco em gente grande (a partir dos 15 anos de idade).

Confira o relato do fotógrafo Arthur Calasans sobre mais essa experiência:

Convidamos os alunos a conhecer os livros de fotografia que fazem parte do acervo da Bibloteca de São Paulo. Entregamos um livro para cada participante. Cada autor escolhido fez parte da minha formação e da minha vida como fotógrafo. Além disso, com exceção do livro de Cartier Bresson, todos os outros livros eram de autores brasileiros. Luigi virou Erico Hiller, Carol – Claudia Andujar, Edson – Cristiano Mascaro, Thaís Henri – Cartier Bresson, Mariana – Pedro Martinelli, Élica – Iatã Cannabrava, Vinícius foi Arthur Omar e José Eduardo o próprio Walter Firmo. Depois da apresentação e questionamento do trabalho do convidado Gustavo Pitta, sugerimos que cada um olhasse para o seu livro e escolhesse uma ou duas fotografias. Tivemos relatos e narrativas das imagens que foram apresentadas pelos participantes: Luigi, escolheu uma imagem de Érico Hiller e se projetou na imagem; Vinícius viu Arthur Omar desconstruir a fotografia; Edson falou da prisão e do desenho nas imagens de Cristiano Mascaro; José Eduardo lembrou de sua cultura nas imagens de Walter Fimo; Carol marcou o olhar triste dos índios de Claudia Andujar; Mariana viu outra floresta, nas mulheres da amazônia fotografadas por Pedro Martinelli; e Élica viu a ebulição de coisas nas imagens da periferia de Iata Cannabrava. Foi uma troca importante, e para mim, emocionante. Acredito que no sábado revelamos o papel de um fotógrafo: mostrar sentimentos e histórias espalhadas pelo mundo e inseridas dentro de nós.

Compartilhe

Sobre o Autor

1 Comentário

  1. Tivemos a presença de participantes que entraram ao longo do curso. Cida, Danilo, Guilherme, Luana, Indianara e Valter que também fizeram belas imagens da Biblioteca de São Paulo. Em breve no Flickr da BSP.

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras