Todo dia é dia de ler

2

Imagem de Amostra do You Tube

No dia 12 de outubro, a Biblioteca de São Paulo, em parceria com o Instituto Ecofuturo, comemora o Dia Nacional da Leitura com o mote “Todo dia é dia de ler”.

O evento pretende chamar a atenção da sociedade para as políticas que permitam a abertura das bibliotecas públicas aos domingos e feriados, e no período noturno. “A Secretaria de Estado da Cultura investe R$ 18 milhões por ano em ações de estímulo à leitura. E para nós, é muito significativo que a Biblioteca de São Paulo receba, por mês, 30 mil pessoas. Isso só acontece porque a biblioteca funciona sob uma filosofia diferente”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo.

A festa do dia 12 começa a partir das 9h, com a abertura da BSP ao público, com várias atividades relacionadas ao Dia Nacional da Leitura. Personagens conhecidos de histórias infantis receberão o público e, ao meio-dia, haverá uma revoada de balões com o tema da campanha. Haverá troca de livros e exemplares doados para o BookCrossing, prática mundialmente conhecida que consiste em deixar um livro em um local público para que outros leitores possam compartilhar o prazer da leitura. Na tenda de eventos, haverá estações com mediadores de leitura que irão estimular os participantes a conhecer diversos gêneros (culinária, literatura brasileira, literatura indígena, poesia, entre outros). Alguns escritores estarão presentes para interagir com os leitores, a exemplo de Pedro Bandeira. Além da programação normal da biblioteca e acesso aos computadores, livros, revistas e filmes, haverá distribuição de gibis doados pela editora Abril e publicações do Ecofuturo.

A comemoração ganhará reforço especial do Corinthians: às 21h50 do dia 12, os jogadores entrarão em campo, no Pacaembu, com uma faixa alusiva à data.

O Dia Nacional da Leitura não foi instituído no Dia das Crianças por acaso. Dia 12 de outubro é dia da conscientização sobre a importância da leitura desde os primeiros anos.

Para maiores detalhes, acesse a programação do dia 12.

Compartilhe

Sobre o Autor

2 Comentários

  1. Pingback: Todo Dia é dia de Ler - Dia Nacional da Leitura - Prateleira de Cima

Deixe um Comentário