/ governosp

Outubro foi mês de festa

0

O último mês foi repleto de atrações especiais na Biblioteca de São Paulo. Além do Dia da Criança, outubro reúne diversas datas comemorativas relacionadas ao universo da leitura, como Dia Nacional da Leitura e Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. Recebemos mais de 30.200 visitantes. Foram feitas 1.125 novas carteirinhas. E como tivemos visitas ilustres!

Em 12 de outubro, Dia Nacional da Leitura, promovido em parceria com o Instituto Ecofuturo, passaram pela BSP os escritores Ignácio Loyola Brandão, Michele Iacocca, Graça Grauna, Heloisa Pires e Reni Adriano. Eles conversaram com os leitores e visitantes da biblioteca, que nesse dia ultrapassaram 3.500 pessoas, entre adultos e crianças. Além de tendas temáticas – inclusive com uma especial para bebês, com livros plásticos e fofinhos – a cada hora eram servidos “Bolinhos de chuva”, as guloseimas da Tia Nastácia criadas por Monteiro Lobato no imaginário Sítio do Picapau Amarelo.

12 de outubro – Dia Nacional da Leitura e Dia das Crianças

A brincadeira já começava fora da biblioteca, com atividades da Sopa de Letrinhas para as crianças, distribuição e revoada de balões com a inscrição “Todo dia é dia de Ler”, troca de livros e Bookcrossing – um sistema voltado a estimular a leitura, que espalha livros em locais públicos. Ainda teve exibição de filmes e conversas com o médico João Figueiró, do Instituto Zero a Seis, sobre os diretos das crianças nessa faixa etária. O Sistema Estadual de Bibliotecas distribuiu duas mil revistas infantis. O dia terminou em grande estilo com o time do Sport Club Corinthians Paulista, que entrou em campo com a hashtag #DiadeLer na camisa, palavra de ordem nas redes sociais.


12 de outubro – Jogadores do Corinthians entram em campo com a hashtag #DiadeLer na camisa

Nas duas últimas semanas do mês, a Tenda de Sherazade abrigou atrações em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca: leitura de contos, contação de histórias, apresentações teatrais e de dança do ventre. A grande contadora das Mil e uma Noites inspirou um cenário oriental com tapetes mágicos, almofadas bordadas, incenso e distribuição de saquinhos de amêndoas, como lembrança do sabor da leitura.

23 a 29 de outubro – Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

No Dia do Livro recebemos a visita da escritora Ruth Rocha que participou de um bate-papo inesquecível com seus leitores no ciclo Segunda Intenções. Ruth é Conselheira da SP Leituras, organização social de cultura responsável pela gestão da BSP. Uma das mais premiadas autoras de infantojuvenis no país, suas obras foram tema de contações de histórias nos fins de semana da biblioteca. E seus fãs de todas as idades participaram de um vídeo em homenagem a ela, com destaque para a versão de Ruth dos Direitos das Crianças.

29 de outubro – Segundas Intenções com a escritora Ruth Rocha

Nas redes sociais, durante todo o mês promovemos a leitura com hashtags #DiaNacionaldaLeitura, #EstouLendo, #DiadeLer, #DiadoLivro, #RuthRochaBSP, #DiaDrummond, convocando os internautas a compartilharem livros, autores e trechos preferidos. A ação culminou no Dia D. Dia de Drummond, um projeto do Instituto Moreira Salles que tem como objetivo transformar o dia 31 de outubro, data de nascimento de Carlos Drummond de Andrade, num dia de comemoração e homenagem ao poeta brasileiro. Uma das formas de participar consistia em gravar a leitura de um poema de Drummond e enviar ao instituto. Integrantes das equipes da SP Leituras, da BSP e frequentadores participaram com a leitura de trechos do poema José:

Imagem de Amostra do You Tube

 

Texto por Ana Castro

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras