/ governosp

Feriado recheado com arte e música

1

Mais de 100 pessoas prestigiaram o concerto da Orquestra Filarmônica de São Carlos no último feriado aqui na Biblioteca de São Paulo, na abertura da exposição Com Açúcar & Com Afeto – Arte Naïf. Sob a regência da maestrina Flávia Bombonato, foram executadas obras de grandes compositores, como Ernesto Nazaré, Chiquinha Gonzaga, entre outros.

Lia Rosenberg, Diretora Executiva da SP Leituras – organização social de cultura responsável pela gestão da BSP -, abriu o evento e falou sobre um dos desafios de uma biblioteca viva, que é “abrir portas e janelas, convidar as pessoas para a leitura de mensagens escritas, faladas, pintadas, cantadas, tocadas, dançadas, digitadas“. Um evento que associa arte à música ilustra bem a missão da SP Leituras: ampliar o acesso da população às diversas formas de expressão do mundo contemporâneo.

Lia Rosenberg faz o discurso de abertura da exposição Com Açúcar & Com Afeto – Arte Naïf
Arquiteta Silvia Landa, coordenadora da exposição
Concerto da Orquestra Filarmônica de São Carlos

Entre a execução de uma obra e outra, a maestrina conversou com o público, respondeu a perguntas e ainda convidou os mais corajosos a regerem a orquestra.

  Frequentadores da BSP vivem a experiência de reger uma orquestra

A pintora naïf Maria de Lourdes de Deus também estava presente. Sua obra Colheita de cana faz parte da exposição Com Açúcar & Com Afeto – Arte Naïf. Maria de Lourdes estava acompanhado dos filhos e do marido, Waldomiro de Deus, que é um dos grandes naïfs brasileiros. Ele está comemorando meio século de pintura com a exposição Waldomiro de Deus – 50 Anos de Pintura, no Centro Cultural Correios no Rio de Janeiro.

Maria de Lourdes de Deus e Waldomiro de Deus. Ao fundo, a obra Colheita de cana

A exposição Com Açúcar & Com Afeto – Arte Naïf fica na BSP até 4 de dezembro. No próximo final de semana começam as oficinas de artes plásticas que têm como objetivo formar futuros apreciadores de arte e estimular o surgimento de novos talentos.

Texto e fotos por Denise Trolezi

Compartilhe

Sobre o Autor

1 Comentário

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras