/ governosp

Biblioteca faz site sobre Machado

0

machado

A Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes inaugurou um novo site dedicado ao escritor Machado de Assis (1839-1908). O site reúne fotos, informações biográficas e dados históricos da época em que Machado viveu e, claro, informações sobre as obras publicadas.

O diretor do site e professor da Universidade de Valência, Francisco José López Alfonso, descreve Machado de Assis como “um dos maiores professores do realismo arcaico” e, “talvez, o primeiro grande contista latino-americano”. “Tomara que o site sirva para que aqueles leitores, principalmente os hispânicos, que ainda não conhecem a obra de Machado de Assis desfrutem desse prazer”,afirmou López Alfonso na apresentação do site sobre o escritor.

A Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes (www.cervantesvirtual.com) foi criada em 1999 por iniciativa da Universidade de Alicante, do Banco Santander e da Fundação Botín. Em 2001 foi constituída a Fundação Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes que, desde então, trabalha para transformar seu grande acervo digital em uma referência da literatura hispânica na internet.

 

Na BSP você encontra vários livros de Machado de Assis, confira:

capa_dom_casmurro

Dom Casmurro

Bentinho e Capitu são criados juntos e se apaixonam na adolescência. Mas a mãe dele, por força de uma promessa, decide enviá-lo ao seminário para que se torne padre. Lá o garoto conhece Escobar, de quem fica amigo íntimo. Algum tempo depois, tanto um como outro deixam a vida eclesiástica e se casam. Escobar com Sancha, e Bentinho com Capitu. Os dois casais vivem tranquilamente até a morte de Escobar, quando Bentinho começa a desconfiar da fidelidade de sua esposa e percebe a assombrosa semelhança do filho Ezequiel com o ex-companheiro de seminário.

 

 

 

 

capa_contos_fluminenses

Contos fluminenses

Conto é uma breve narrativa ficcional, geralmente em prosa. Alguns dos maiores nomes da moderna literatura ocidental se expressaram por meio do conto, gênero literário que se caracteriza por sua agilidade e poder de concentração. A figura máxima do conto brasileiro, nos moldes clássicos, é Machado de Assis. Desde suas primícias literárias, distinguia-se por um conjunto de qualidades; concisão de pensamento, sutileza de idéias e sobriedade de estilo, que o habilitaram a exercer perfeitamente a engenhosa arte do conto. ‘Contos Fluminenses’ (1870), selecionados pelo próprio Machado de Assis, engloba sete narrativas, entre elas Miss Dollar, um dos seus contos mais conhecidos.

 

 

 

 

capa_iaia_garcia

Iaiá Garcia

Casamentos arranjados, amores proibidos e jogos de interesse compõem o enredo deste grande livro. Nele, Machado estuda os sentimentos de uma adolescente, em seu primeiro e difícil contato com o mundo das paixões adultas.

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras