/ governosp

Biblioteca comunitária em Roraima

0

biblio_roraima

Ao criar o projeto “Clube no Livro”, em 2009, a intenção do comerciante José Oliveira Filho era contribuir com os estudos dos alunos que frequentavam o terminal João Firmino Neto, no bairro Caimbé, em Boa Vista (RR). Ele percebeu que poderia ajudar os jovens nas pesquisas e trabalhos escolares, e resolveu disponibilizar 30 obras de seu acervo pessoal para empréstimos em uma pequena loja no local.

Devido ao sucesso da ideia, Oliveira começou a campanha “Em busca do tesouro” para arrecadar mais exemplares e melhorar o serviço ao público. Assim nasceu o Clube, uma biblioteca comunitária que hoje conta com 7.200 obras, dentre romances de literatura nacional e internacional, livros didáticos, técnicos e universitários, revistas diversas, além de aproximadamente 50 livros em braile para deficientes visuais.

O cadastro possui 234 sócios, dentre as quais 60% são do interior do estado, segundo informações do próprio idealizador do projeto. Ele afirma que grande parte do seu público é formada por ribeirinhos, indígenas e alunos de cursos à distância de universidades de Roraima que vêm a Boa Vista nos fins de semana para aulas presenciais.

Oliveira, que cobra R$ 0,30 pela diária de um livro e investe tudo o que recebe na aquisição de mais obras, diz que raramente tem dificuldades com a locação. “Meu maior problema é a restauração. Um livro que vai nunca volta do mesmo jeito. Eu sempre tenho que restaurar”.

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras