É comum as pessoas entrarem em contato com a biblioteca para doar livros. Saiba como fazê-lo:
Critérios de doação:
- A BSP recebe doações de livros mediante o envio prévio de uma lista, em que conste títulos, autores e data de publicação, para o e-mail contato@bsp.org.br. A resposta será enviada em até cinco dias úteis.
- Se a doação for aceita, os itens deverão ser trazidos à biblioteca e, no ato da entrega, preenchido o Termo de Doação que estará disponível também no balcão de atendimento.
- Após o recebimento, os títulos passarão por processo de seleção para avaliar o estado de conservação e a pertinência com o acervo.
- Os livros doados serão incorporados ao acervo da BSP ou encaminhados ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB).
- A BSP aceita, preferencialmente, a doação de livros infantis e de literatura cujas edições estejam atualizadas segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, instituído pelo Decreto nº 6.583, de 29/09/2008.
- Os livros devem estar com capas, lombadas e miolos preservados e limpos; sem enrugamento em virtude do excesso de luminosidade ou do contato com líquidos; sem páginas rasgadas, arrancadas ou rabiscadas.
A BSP não aceita:
- Livros didáticos; publicações religiosas e de caráter político-partidário; obras de publicação periódica; ou obras com conteúdo desatualizado.
- Biografias de personalidades públicas ou do mundo empresarial que não tenham notório valor histórico ou literário.
- Publicações, impressas ou em qualquer tipo de suporte, de caráter corporativo ou institucional, tais como manuais, catálogos, anuários, anais, relatórios, cujo interesse seja restrito a segmentos de mercado, categorias profissionais, associados de entidades, sindicatos, imprensa e organizações públicas e/ou privadas.
- Obras que não preencham os requisitos mínimos de qualidade gráfica-editorial;
- Obras que não identifiquem claramente autores ou editores responsáveis;
No caso de doação de materiais como DVDs, audiolivros, braille, entre outros, será adotado o mesmo procedimento.
Os livros recebidos podem ser incorporados ao acervo da BSP, doados ou descartados. A biblioteca não emite parecer sobre o conteúdo das obras.
Mais opções
Os livros que você pretende doar não se encaixam nso critérios citados acima? Existem outras possibilidades! Além de verificar os critérios de doação de outras bibliotecas, você pode participar de projetos muito bacanas como LivraLivro, BookCrossing Brasil e Bicicloteca.
LivraLivro: Projeto destinado a fomentar a troca de livros entre a população. Como funciona: você cadastra uma lista de livros que possui para trocar e outra dos que gostaria de obter. Quando um usuário solicitar um dos seus livros, você o envia pelo correio. Quando seu livro é recebido por outra pessoa, você ganha 1 ponto para solicitar um outro livro!
Visite: http://www.livralivro.com.br
BookCrossing – Ler, Registar e Libertar: Prática de deixar um livro num local público (cafés, transportes públicos, bancos de praças etc), para ser encontrado e lido por outro leitor, que por sua vez deverá fazer o mesmo. Ao registrar uma obra no projeto, o site automaticamente gera um número de identificação denominado BCID (BookCrossing Identification Number), único e exclusivo para cada livro, que permitirá ao “dono” original e a todos os que venham a dar entrada dele no site terem notícias da sua viagem pelo mundo.
Visite: http://www.bookcrossing.com.br
Bicicloteca: Biblioteca itinerante que utiliza a bicicleta como veículo para o transporte de livros. Tem como objetivo levar cultura às pessoas que, por diversos motivos, não têm acesso a uma biblioteca.
Visite: http://biciclotecas.wordpress.com/doacao-de-livros
No site do Instituto Pró-Livro é possível encontrar outra lista de instituições que aceitam doações.
A BSP tem certeza de que você pode fazer a alegria de alguém com os livros que você já leu!
11 Comentários
eu quero doar livro
Desejo doar o livro “Onde foi parar nosso tempo?”, de Alberto Villas, de 2010 (editora Globo). Trata-se de obra ricamente ilustrada sobre os usos e costumes dos brasileiros ao lidar com produtos de uso doméstico (alimentos, roupas, objetos etc.) de antigamente. Acredito que a obra dá ao leitor uma breve noção de como eram as coisas no tempo de antigamente, no “tempo da vovó”. Um bom link é: http://globolivros.globo.com/busca_detalhesprodutos.asp?pgTipo=CATALOGO&idProduto=1423
Agradeço pronta resposta,
Arthur Nehrer
Queria saber se vcs aceitão historias em quadrinhos?
Tenho varias na minha casa,e já li todas elas!
São poucas as que nãos estão em bom estado,por favor gostaria muito de doar,afinal nem todos lem livros(menores de 10) e preferem “gibis”
Caros sócios,
Para verificar se os títulos que vocês pretendem doar passam nos critérios estabelecidos pela biblioteca, enviem um email para contato@bsp.org.br com as informações listadas no texto acima.
eu possuo varios livros escolar romances e coleçoes de livro da vida personagens da historia todos da editora abril como faço para doa-los e de direito antigos
Sandra,
Leia os requisitos descritos acima e, para verificar se os títulos que você pretende doar passam nos critérios estabelecidos pela biblioteca, enviem um email para contato@bsp.org.br com as informações listadas no texto acima.
Um abraço!
Tentei doar, enviei um e-mail, mas nunca obtive resposta.
Oi Bruno,
A doação precisa seguir algumas normas. Peço, por gentileza, que você reenvie seu e-mail ao contato@bsp.org.br.
Um abraço,
Chloé
Pingback: Bibliotecas de SP aceitam doações de livros | jornalismodigital2016
Pretendo fazer uma grande doação; seria possível algum representante da Biblioteca visitar o local onde estão os livros (residência próxima à Chácara Flora) para avaliarmos juntos o material e as alternativas de transporte?
Boa tarde, Ines
Em nosso site você encontra informações de como procedemos para aceite do doações: https://bsp.org.br/2015/04/27/quer-doar-livros-a-bsp-saiba-como/
Infelizmente não dispomos de equipe para análise de coleção local e custeio de transporte de obras. Caso deseje falar conosco sobre o conteúdo do acervo a ser doado, por favor nos contate pelo telefone 2089-0800 (procurar pela gerente de Acervo).
Equipe BSP