Livros para conhecer a Rússia

2

A Rússia definitivamente está no foco neste ano de 2018. Que tal conhecer um pouco do país que receberá a Copa do Mundo por meio da literatura?

Aqui no acervo da BSP você encontra:

Tolstói, a biografia – Rosamundo Bartlett

capa_tolstoi_biografia

Para além de debruçar-se sobre a concepção de seus grandes romances, como Guerra e paz (1869) e Anna Kariênina (1877), em Tolstói, a biografia, Bartlett destrincha os diferentes períodos da vida do escritor, mostrando sua vinculação com a sociedade russa e trazendo informações pouco conhecidas ou lembradas. Entre elas, histórias de antepassados pitorescos que seriam modelos de personagens de sua ficção, uma juventude marcada por amores e grandes prejuízos nos cassinos, sua preocupação com a educação dos russos (fundou escolas, estudou as teorias pedagógicas e organizou uma cartilha com a pretensão de que se tornasse a base da educação nacional) e até mesma uma campanha humanitária que organizou para combater a miséria causada pela seca na região de Samara, na estepe russa. Tolstói, a biografia traz ainda, entre seus materiais complementares, uma cronologia, árvore genealógica das famílias de Tolstói e de Sônia Berhs (a esposa com quem teve um atribulado relacionamento), indicações de leituras complementares, iconografia e índice remissivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Nova antologia do conto russo - org. Bruno Barretto Gomide

capa_nova_antologia_conto_russo

Esta antologia reúne quarenta contos de quarenta autores entre um período de duzentos anos da prosa russa. Organizada por Bruno Barretto Gomide, este volume traduzido inteiramente do russo busca apresentar ao leitor um amplo panorama desta literatura, do final do século XVIII até os contemporâneos. Ao lado de nomes como Púchkin, Gógol, Dostoiévski, Tchekhov, Tolstói, Pasternak, Bábel e Nabókov, o volume apresenta outros autores vistos como menos conhecidos, como Odóievski, Grin, Chalámov, Kharms, Platónov e Sorókin. Traduções de Arlete Cavaliere, Aurora Fornoni Bernardini, Boris Schnaiderman, Cecília Rosas, Daniela Mountian, Denise Sales, Fátima Bianchi, Graziela Schneider, Lucas Simone, Mário Ramos, Moissei Mountian, Natalia Marcelli de Carvalho, Nivaldo dos Santos, Noé Silva e Yulia Mikaelyan.

 

 

 

 

 

 

 

Os irmãos Karamazóv – Fiódor Dostoiévski

capa_os_irmaos_karamazovÚltimo romance de Fiódor Dostoiévski, ‘Os irmãos Karamázov’ procura representar uma síntese de toda sua produção. O livro chega agora ao público brasileiro em tradução direta do russo. Um livro que busca ser ao mesmo tempo filosófico e policial, trata da conturbada relação entre o devasso Fiódor Karamázov e seus três filhos – Aliócha, ‘puro’ e místico; Ivan, intelectual e atormentado; e Dmitri, orgulhoso e apaixonado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nós – Yevgeny Zamyatin

capa_nosNós é um romance distópico escrito entre 1920 e 1921 pelo escritor russo Yevgeny Zamyatin. A história narra as impressões de um cientista sobre o mundo em que vive, uma sociedade aparentemente perfeita mas opressora, e seus conflitos ao perceber as imperfeições dele, ao travar contato com um grupo opositor que luta contra o “Benfeitor”, regente supremo da nação. O livro só adentrou legalmente a pátria-mãe do autor em 1988, com as políticas de abertura do regime soviético, por estar proibido na então União Soviética devido à censura imperante no país.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A estepe (História de uma viagem) – Anton Tchékhov

capa_a_estepeCom A estepe, pela primeira vez Anton Tchékhov, aos 28 anos e já com vasta quilometragem como colaborador de jornais e revistas literárias, tentou produzir uma narrativa mais extensa. Tarefa desafiadora mas, como se lê hoje, bem-sucedida. O subtítulo parece sintetizar a situação central- a viagem de um menino que parte para estudar em outra cidade e, para isso, percorre alguns dias pela vasta estepe russa. Mas também apresenta o caráter múltiplo do texto- um relato da experiência, uma narrativa ficcional, um estudo de tipos humanos, a pintura da natureza, além de retratos das atividades econômicas, das relações sociais e das mudanças de comportamento em curso.

 

 

 

 

 

Compartilhe

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um Comentário