Ignácio de Loyola Brandão, o escritor que começa todos os dias

0

O que mais chama atenção no programa Segundas Intenções, que acontece todo mês nas bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos, é a proximidade e intimidade que se cria entre escritor e leitor. Esta característica transforma as duas horas de bate-papo em um riquíssimo momento de troca e de conhecimento daqueles autores que já admiramos, cujas obras devoramos e daqueles com os quais nunca tivemos contato. E, em qualquer uma das situações, sinto que saio com sede de conhecer mais, ler mais e saber mais.

Sábado, 28 de abril, foi a vez de encontrar com Ignácio de Loyola Brandão. Aos 80 anos, o autor convidou o público a mergulhar em suas memórias como marido, viajante, pai, jornalista e escritor. E, com maestria trafegou entre suas aventuras vividas e inventadas, entre os sonhos para o futuro e os que já havia realizado, no processo de lançar seu primeiro livro e nos novos projetos. Foi mostrando que a vida e a literatura se misturam e, ao mesmo tempo que acalma, inquieta.

E inquietou! Com o bate-papo aberto para perguntas do público, sobraram elogios, brilhou admiração e transbordou inspiração. Loyola relatou seu processo para escrever, sua rotina, os desafios e os prazeres de trabalhar com a palavra e o quanto ele ainda tem a criar. “Temos que ter projetos, sonhos, e eu vou atrás deles. Enquanto isso caminho”.

28.04_Segundas Intencões_Ignácio de Loyola Brandão_13

Foto: Equipe SP Leituras

Seguramente, revelou spoilers de seu novo livro Serena loucura, e nos fez rir, refletir, questionar o Brasil que vivemos hoje e desejar logo o lançamento de mais um romance distópico e inquietante.

Loyola ainda falou sobre atenção. A importância de escutar, de observar tanto o que se passa ao nosso redor. Anotar uma ideia, um nome, uma imagem, uma conversa ou um sonho, porque é a partir de seus inúmeros caderninhos que saem histórias e às vezes livros, memórias e fragmentos de um momento. A vontade foi de sair da biblioteca e comprar um caderninho pra carregar no bolso.

28.04_Segundas Intencões_Ignácio de Loyola Brandão_17

Foto: Equipe SP Leituras

 

E depois que acaba um encontro como este, percebemos o quanto momentos assim compensam a vida, porque renova, inspira, nos faz refletir, nos coloca em movimento. Assim saímos de mais um Segundas Intenções, com vontade de voltar, tentando imaginar que tipo de fôlego Silvério Trevisan irá trazer no dia 26 de maio, na Biblioteca de São Paulo.  

Para ver a íntegra do bate-papo com Loyola, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=8BzQ7E8Ycz0&t=922s

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário