“Ana Terra” é tema de Viagem Gastronômica

0

DSC_6990

O programa Viagem Gastronômica marcou o final de maio na Biblioteca de São Paulo, com receitas de dar água na boca, inspiradas no livro “Ana Terra”, de Érico Veríssimo. A atividade – que acontece uma vez por mês tanto na BSP quanto na Biblioteca Parque Villa-Lobos – dura uma hora e meia e baseia-se em obra (e autor) em encontro mediado pela historiadora Dolores Freixa, que traça paralelos entre o livro escolhido e a gastronomia. Quem prepara as receitas selecionadas para o dia, aliás, é a professora de gastronomia Solange Botura, que enche o ar de aromas encantadores e dá detalhes da execução dos pratos.

O Viagem Gastronômica visa mesmo fazer com que os participantes mergulhem na literatura, saboreiem o ato de ler. Aqui, a ideia é reunir elementos para a experimentação: aromas, cores, texturas e sabores, despertando o grupo para uma viagem completa pelas histórias que compõem cada página de um livro. E foi assim, entre trechos da obra e vida de Érico Veríssimo, que embarcamos na proposta de experimentar os sabores oferecidos por Ana Terra.

Solange preparou um prato de abóbora com charque, bolo ninhos de pêssego e um chá mate quentinho para degustação. Os pratos apresentados, além de remeterem à obra, fizeram com que todos saíssem com vontade de prepará-los em casa, e descobrir outros livros que façam esse mesmo convite, o de sentir gostos e sabores.

A dica que fica, então, é de aproveitar estes dias de frio para saborear um chá mate bem quentinho e testar as receitas em casa. Confira:

Abóbora com Charque

DSC_6979

2 colheres (sopa) de óleo

1 cebola cortada em cubos pequenos

6 dentes de alho amassados

1 pimentão verde pequeno cortado em cubos

4 tomates sem pele, sem sementes picados em cubos pequenos

Pimenta do reino a gosto

1 kg de carne seca cortada em cubos, dessalgada e cozida

Sal, se necessário

1 kg de abóbora caboteã cortada em cubos médios

2 colheres (sopa) de cebolinha picada

2 colheres (sopa) de salsa picada    

 

Modo de Preparo

Numa panela, coloque o óleo e doure levemente a cebola e o alho.

Junte o pimentão, os tomates, a pimenta do reino e a carne seca. Acerte o sal.

Refogue e acrescente água quente aos poucos até que tudo esteja cozido e um molho se formar na panela.

Coloque a abóbora e deixe cozinhar até ficar macia sem desmanchar.

 

Bolo Ninhos de Pêssego

DSC_6984

6 ovos

3 xícaras de chá de farinha de trigo

3 xícaras de chá de açúcar

12 colheres de sopa de água

1 colher de sopa de fermento em pó

1 lata de leite condensado

1 pacote de coco ralado em flocos

1 lata de pêssegos em cald

Modo de Preparo

Bater as claras em neve.

Na batedeira colocar as gemas e bater com a água até dobrar o volume, acrescentar o açúcar e bater até ficar bem cremoso. Adicionar a farinha aos poucos batendo sempre até a massa formar bolhas que estouram. Acrescente o fermento só misturando.

Acrescentar as claras à massa, mexendo lentamente até ficar tudo incorporado. Levar ao forno pré-aquecido em assadeira untada e polvilhada com farinha por aproximadamente 40 minutos ou até ao teste do palito. Desenformar e deixar esfriar.

Recortar o bolo com um cortador de mais ou menos 5 cm de diâmetro. Umedecer com o leite condensado, passando também nas laterais. Passe os bolinhos no coco em flocos ralado e enfeite cada um com uma metade de pêssego em calda escorrido.

 

Em junho, a dica do Viagem Gastronômica é para os amantes de literatura e gastronomia que têm um namorado(a), parceiro(a), amigo(a), conhecido(a) que gostem de cozinhar e amem a literatura. Dia 30 de junho, às 15h30, a atividade celebra o Dia dos Namorados com a obra “As Pontes de Madison”, do escritor norte-americano Robert James Walter. Será um encontro cheio de paixão, ternura, arroz dos namorados, maçã do desejo e suco de uva.

Foto: Equipe SP Leituras

Foto: Equipe SP Leituras

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário