Desvendando a máquina fotográfica e apurando o olhar

0

Informações sobre o tempo de exposição, ISO, obturador, formatos de arquivo, luz, cor, conceitos e muita prática. Assim foi a experiência da turma que participou da oficina de fotografia na BSP. Durante três dias, o fotógrafo Eduardo Marchesan compartilhou com os alunos seus conhecimentos sobre as diversas possibilidades ao se trabalhar com câmera fotográfica. 

As aulas começavam com informações teóricas e, em seguida, os alunos partiam para vivenciá-las. Sair para fotografar foi essencial para fixar e colocar em prática as teorias. Apesar de todos quererem colocar a “mão na massa”, Marchesan reforçou a necessidade de compreender melhor a fotografia e de transformar a oficina em início de um ciclo de estudo e prática. Dentro desse contexto, segundo ele, a biblioteca tem papel importante: “É um lugar onde as pessoas vão atrás de referências, de conhecimento e a fotografia é um conhecimento. Além de cursos, a pessoa tem acesso a livros, coleções de fotografia e uma estrutura bacana.”

A atividade abordou conceitos básicos e a principal proposta era que as pessoas saíssem sabendo utilizar, de forma apropriada, o equipamento. Na experiência formou-se uma turma composta por pessoas de idades e interesses diversos. Entre eles, aqueles que buscavam uma introdução para seguir carreira na área e até os que queriam apenas conhecer melhor as funções da máquina que possuíam, como Valoli Vieira. Valoli tem 57 anos, é atriz e sempre foi a fotógrafa da família. Ela, que afirma ser “ratinha de cursos e oficinas”, aproveitou a oportunidade para conhecer novas pessoas. Na BSP, por exemplo, ela já fez o curso de cinema, está finalizando o de contação de histórias e agora vai colocar em prática a fotografia.

“Se a minha família tem fotos antigas é graças a minha petulância e intromissão. Depois do curso e dos ensinamentos do Edu, vou conseguir fotografar de forma mais fácil e utilizando a câmera que eu já tenho”, diz ela, que buscou aprender a utilizar uma câmera que tinha há dois anos mas não sabia nem ligar direito.

Com a oportunidade de praticar, os alunos tiraram muitas fotos. Confira o resultado do curso!

Daniela Araújo

Daniela Araújo

Daniela Araújo

Daniela Araújo

Maria Vitoria

Maria Vitoria

Julia Santos

Julia Santos

Laura Dreger

Laura Dreger

Laura Dreger

Laura Dreger

E você, que busca novos conhecimentos, fique de olho na programação da BSP. Por aqui, há sempre cursos e oficinas para aprender sobre novos temas ou aprofundar aqueles que você já domina.

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário