Acessório em led para lápis é obra da oficina maker na BSP

0
Foto: Equipe SP Leituras.

Foto: Equipe SP Leituras.

Cerca de 20 crianças da Escolinha de Futebol da Zaki Narchi passaram a manhã de hoje, 21 de setembro, por aqui, na BSP, aproveitando a Oficina maker: personagens eletrizantes!, com Kátia Cristina Alves de Souza. Kátia, que é professora e dá aulas na região, reuniu, na atividade, leitura, estímulo ao conhecimento e arte, além de princípios da robótica. Parece muito, mas os pequenos – e nem tão pequenos -, que participaram da oficina tiveram tempo para aprender e brincar. E saíram da biblioteca com gostinho de “quero mais’.

Na opinião de Kátia, é importante demonstrar para os participantes que essas atividades não são “bichos de sete cabeças” e que o processo de tentativa e erro faz parte de uma primeira experiência. Partindo da leitura de livro bem ilustrado sobre futebol, a professora abriu a oficina detalhando cada um dos materiais disponíveis para a obra do dia: um acessório em led para lápis. Massa de modelar, lápis de cor, led, pedaços de papel alumínio, tesoura, fita crepe, moldes, baterias e tesouras foram espalhados por duas grandes mesas para que a criação e imaginação das crianças rolassem soltas.

O passo a passo foi dado por Kátia, que reforçou a utilidade das peças de led e das baterias em diversas formas e em vários equipamentos. Da modelagem das massinhas até a finalização de cada um dos projetos, a professora se fez presente e contribuiu com as crianças na construção das peças. Bolas de futebol, asas, globo terrestre e até a figura de um rato foram desenvolvidos pelos participantes da oficina. Oficina maker, aliás, é um dos programas que vêm sendo desenvolvidos desde o ano passado pela Biblioteca de São Paulo, reunindo o fazer e o conhecimento em atividades lúdicas.

Confira a galeria de fotos:

 

Veja alguns dos itens produzidos pelas crianças:

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário