Cheiro de Clube de Leitura no ar…

0

A Biblioteca de São Paulo tem um encontro marcado todo mês com amantes da leitura sedentos por compartilhar esta atividade solitária com um grupo disposto a trazer as impressões e sensações que cada livro é capaz de nos despertar.

Esse encontro, mais conhecido como Clube de Leitura, reuniu neste mês de setembro alguns leitores do livro “O Perfume: Histórias de um Assassino”. O resultado foi um debate intenso que começou com descobertas sobre a vida do autor, até as mais profundas analogias sobre a história de Jean-Baptiste Grenouille e seu olfato apurado.

Nesta obra, o escritor Patrick Süskind conta a história de um homem que nasce com um olfato extremamente aguçado e começa a apreender o mundo a partir do cheiro das coisas. Conhece objetos, ruas, pessoas e aos poucos vai descobrindo que sentimentos também possuem odores característicos, criando um fascínio pelo cheiro do que podemos chamar amor.

Sua trajetória é densa e recheada de sentimentos. Nojo, alegria, tristeza, sedução, paixão, raiva vão induzindo o leitor a cada página a perceber os mesmos cheiros que Grenouille descobre com o passar da vida.

DSC_5702

No clube a discussão permeou a importância do olfato como sentido para o ser humano, levando a reflexões sobre as metáforas que o escritor traz da humanidade e dos preceitos éticos e morais da sociedade. Outro ponto que chamou a atenção é a riqueza de detalhes e descrição da Paris do século XVIII, carente de higiene, saneamento básico e condições de trabalho.

O escritor Patrick Süskind não tem uma vasta lista de obras publicadas. Mas para quem ama livros, indicações nunca são demais, não é mesmo?

  • (1981) – O Contra-baixo, (monólogo), Título original: Der Kontrabass
  • (1981) – Um Combate e Outras Histórias, contos, Título original: Drei Geschichten und eine Betrachtung
  • (1985) – O Perfume – História de um assassino, romance, Título original: Das Parfum – Die Geschichte eines Mörders
  • (1987) – A Pomba, Título original: Die Taube
  • (1991) – A História do Senhor Sommer, novela, Título original: Die Geschichte von Herrn Sommer
  • (2006) – Sobre o Amor e a Morte, ensaio.

Gostou deste livro? Ainda dá tempo de ler e participar de outro debate, que vai acontecer no Clube de Leitura da Biblioteca Parque Villa-Lobos: dia 26 de outubro, às 15h.

E já é possível se organizar para o próximo encontro da BSP. Dia 18 de outubro, às 15h, vamos nos reunir para conversar sobre O Gigante Enterrado, de Kazuo Ishiguro.

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário