Cia. Malas Portam anima a estreia do Viagem Literária na BSP

0
Foto: Equipe SP Leituras.

Foto: Equipe SP Leituras.

O programa Viagem Literária passa, pela primeira vez, pela cidade de São Paulo este ano e a contação de histórias com a Cia. Malas Portam marcou a estreia do projeto na BSP, com duas sessões no dia de hoje, 27 de setembro. Jovens do curso de Pedagogia, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Vereador Antonio Sampaio e crianças da Escolinha de Futebol da Zaki Narchi viveram a experiência e participaram ativamente das atividades propostas pela trupe, que reforçou o convite à literatura e ao universo da cultura, de uma maneira lúdica e divertida.

Marlon Chucruts e Edgard Jamelão, da Cia. Malas Portam, já estiveram antes na biblioteca e encerraram, com a apresentação na BSP, a participação no Viagem Literária deste ano, depois de terem passado pelas cidades de Cananéia, Cubatão, Ilha Comprida, Itanhaém e Praia Grande (SP). A dupla utilizou música e interpretação na performance que reuniu a história clássica dos “Três Porquinhos” e a animação de “Na Beira da Lagoa”, além de realizar brincadeiras com as crianças.

As questões ligadas à cidadania e ao aumento de repertório para os pequenos foram determinantes para a participação da EMEFM na atividade, segundo Eliana Ferasin Vilarrubia, coordenadora da escola. Por lá, os pequenos estão acostumados aos saraus, mas a contação de histórias é uma novidade, principalmente, quando ela acontece dentro de uma biblioteca, como explica Eliana. Vários deles, como ela conta, já frequentam o lugar com suas famílias e ela espera, voltem, para encontrar – ou reencontrar – o universo da cultura nos livros. Já a professora Kátia Cristina Alves de Sousa, que trouxe uma turma de alunas de Pedagogia, achou interessante que as jovens participassem de uma contação de histórias para enriquecer o conjunto de ferramentas que elas podem utilizar em sala de aula em atividades com os alunos.

Com o auditório cheio logo na primeira sessão (confira a galeria de fotos), a trupe voltou ao auditório para uma nova apresentação no meio da tarde, com o mesmo sucesso. O Viagem Literária visa promover a interação entre os que produzem e fazem mediação de leitura e é um programa da Secretaria da Cultura do Estado, realizado pela Organização Social SP Leituras por meio do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo).

Para saber mais sobre a iniciativa, acesse: https://viagemliteraria.org.br/

Para conhecer melhor o trabalho da Cia. Malas Portam, acesse: http://malasportam.com.br/

 

 

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário