Obra de Ignácio de Loyola Brandão é tema de Clube de Leitura

0

“Não verás país nenhum”, de Ignácio de Loyola Brandão, foi o tema do Clube de Leitura de fevereiro na BSP, conduzido por Michele Rocha e Alan Viana, auxiliares de Leitura da SP Leituras. O encontro reuniu novos e participantes que são frequentadores assíduos da biblioteca e atividade. Resultado: um rico compartilhar de experiências que ultrapassou o limite das páginas do livro e do debate sobre a trajetória do escritor.

Em “Não verás país nenhum”, Loyola conta uma história do fim dos tempos, em um futuro não determinado que muito se relaciona com a realidade mundial atual, de diversas formas, como disseram os participantes do Clube. Nesse romance apocalíptico, o escritor apresenta uma Amazônia que se transforma em deserto, sem nenhuma árvore, onde “o lixo forma setenta e sete colinas que ondula, habitadas, todas. E o sol, violento demais, corrói e apodrece a carne em poucas horas”. Na trama, a administração do país chegou ao caos e a corrupção reina. O livro traz ainda uma história de amor, com a qual o escritor sugere que ainda há esperança.

Foi esse enredo que levou os participantes do Clube a pensar nas relações com a vida cotidiana e fatos que têm abalado o país, traçando comparações com o que aconteceu em Brumadinho, por exemplo. As transformações nas formas de consumo também foram abordadas durante o encontro, que lembrou ainda questões outras como as mudanças climáticas e demais consequências de ações destruidoras do homem na natureza.

Ignácio de Loyola Brandão nasceu em Araraquara (SP), em 1936, e escreveu, entre outros, “Depois do sol” (coletânea de contos), “Bebel que a cidade comeu”, “Zero”, “O beijo não vem da boca” e “Desta terra nada vai sobrar, a não ser o vento que sopra sobre ela”. Premiado com o Jabuti por “O menino que vendia palavras”, ele também é jornalista, cronista, dramaturgo e foi crítico de cinema no início de sua carreira. Confira essas e outras obras de Ignácio de Loyola Brandão em nosso acervo. Saiba quais estão disponíveis, clicando aqui.

Perdeu o Clube de Leitura de fevereiro? O de março está marcado para o dia 21 (quinta-feira), das 15h às 17h, e será centrado no livro “Fim”, de Fernanda Torres.

 

 

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário