Poe e Hitchcock estão entre referências da escritora Ana Paula Maia

0

Ana Paula Maia, vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura (Melhor Livro do Ano por “Assim na terra como embaixo da terra”), falou sobre carreira, processo criativo e influências durante o Segundas Intenções, programa realizado no sábado, 23 de março, na BSP. A premiada escritora compartilhou lembranças que deixaram marcas – como os programas infantis e os filmes de terror na televisão – e discorreu sobre sua fascinação pelos escritores que exploram o mistério. Edgar Allan Poe, com suas obras recheadas de situações sombrias, foi um dos autores citados entre as referências. Ana Paula destacou ainda várias produções dirigidas por Alfred Hitchcock, reconhecido como mestre do suspense, e até mesmo o cineasta Sérgio Leone, ícone dos westerns.

Ana Paula nasceu em Nova Iguaçu (RJ) e atualmente mora em Curitiba (PR). Com mãe professora de Português e Literatura, a escritora, ainda pequena, não brincava muito na rua e vivia dentro de casa, envolta por um mundo muito lúdico e cercada de livros. Mas a literatura foi apenas uma parte da formação de Ana Paula, que reconhece as influências também da boa música: a clássica, influência da mãe; e o rock, que compartilhava com o irmão – ela teve inclusive uma banda.

As produções de cinema e TV têm um peso forte na obra de Ana Paula. “Eu na verdade queria escrever para TV. Não queria escrever livros”, conta ela, que ficou fascinada pelos episódios da série Arquivo X, que assistiu entre os 9 e 23 anos. “Meu objetivo era escrever para Fox”, brinca. Ao se perceber escritora, Ana Paula vem se dedicando especialmente aos personagens masculinos como protagonistas e preocupa-se sempre em mergulhar em pesquisas (e também na revisão técnica de especialistas) ao escolher este ou aquele sujeito como condutor das suas histórias.

A escritora  soma sete romances publicados, destacando-se:  “De gados e homens”, “Assim na terra como embaixo da terra” e “Enterre seus mortos”. É também autora da trilogia “A saga dos brutos”, iniciada com as novelas “Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos” e “O trabalho sujo dos outros” (publicadas em volume único, 2009) e concluída com o romance “Carvão animal”Tem livros publicados na Alemanha, Argentina, França, Itália, Estados Unidos, Espanha e Sérvia.

Na plateia

Wagner e Marcela vieram, respectivamente, de Guarulhos e da zona Leste da capital paulista. Há alguns anos, Wagner adquiriu um livro de Ana Paula sugerido em um site de compras na internet e começou a acompanhar a trajetória da escritora, influenciando também Marcela e trazendo a companheira para esse universo de obras da escritora. Os dois trouxeram livros pra que ela autografasse, ao final do encontro.

Mas, na plateia, estavam também interessados em conhecer melhor a escritora, antes de chegar até sua obra. Era o caso de Maria, Ronaldo, Marcos e Hamilton. Maria costuma incluir o Segundas Intenções em sua programação de atividades e procura não faltar aos encontros. Para ela, que é dona de casa, essa é uma oportunidade interessante de conhecer o universo dos escritores e principalmente ter contato com a a criação literária. O mesmo acontece com Ronaldo que veio para saber mais sobre a vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura. Ele, que é jornalista, está sempre ligado nas atividades culturais da cidade, vê no programa uma boa opção de lazer e também de aprofundar seu conhecimento sobre literatura. Helio, que também é jornalista, compartilha do interesse. Já Marcos, que está sempre nos bate-papos com os autores, tem uma curiosidade especial: saber como são os caminhos que levam da ideia ao livro publicado.

Perdeu?

Não esteve no sábado no Segundas Intenções? Vale lembrar que a íntegra do bate-papo pode ser conferida no espaço da BSP no Facebook, onde há transmissão ao vivo desses encontros e também em nosso canal do Youtube, além, aqui, no site da biblioteca.

As obras

Ana Paula é a autora de “Assim na terra como embaixo da terra”, livro com o qual faturou o Prêmio São Paulo de Literatura. Mas há outras obras dela disponíveis em nosso acervo; confira: “Carvão animal” e “Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos: duas novelas”. Que tal conhecê-las?

Em breve

Os próximos encontros do Segundas Intenções já estão marcados: 13 de abril, na Biblioteca Parque Villa-Lobos, com Juliano Garcia Pessanha; 27 de abril, na BSP, com Cláudio Willer; e, 11 de maio, também na BVL, Milton Hatoum.

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário