Obras de Monteiro Lobato no Viagem Gastronômica

0

13.04_Viagem Gastronômica_Monteiro Lobato_04Monteiro Lobato “é” mesmo uma viagem no tempo. O escritor nasceu em 18 de abril de 1882, nos deixou em 4 de julho de 1948 e, 71  anos depois, ainda lemos, discutimos e viajamos por seus livros. Sábado, 13 de abril, a aventura por suas obras pegou o rumo do paladar no programa Viagem Gastronômica. Durante a atividade, os participantes percorreram as páginas dos livros e um pouco da história deste famoso escritor. O resultado foi uma bela combinação de sabores e curiosidades, fazendo com que todos saíssem com vontade de testar as receitas em casa e ler tudo do escritor Monteiro Lobato.

No comando da atividade na BSP, a dupla formada pela historiadora Dolores Freixa e a chefe de cozinha Solange Botura conduziu a todos pelo conhecimento, diversão, curiosidades sobre literatura e pela gastronomia. As duas valorizaram tanto a leitura quanto a comida nacional, durante o encontro. Perdeu? Fique tranquilo! É possível levar a experiência para casa. Solange deixou as receitas para testar e a extensa lista de livros de Monteiro Lobato tem obras disponíveis para empréstimo aqui na biblioteca. Vale a pena unir uma bela leitura com a degustação do bolo de laranja bem quentinho com um copo de café!

Sopa de Mandioca com Linguiça

“Se a chuva fosse grossa como a sopa que você almoçou, eu viria tão ensopado como o frango que você jantou, mas como era uma chuva fina, eu cheguei tão enxuto como a mandioca que você ceou.” (Monteiro Lobato)

13.04_Viagem Gastronômica_Monteiro Lobato_05

Ingredientes:

1kg de mandioca descascada e lavada

5 gomos de linguiça toscana fresca

3 dentes de alho picados

1 cebola média picada

salsa e cebolinha a gosto

sal a gosto

2 tabletes de caldo de galinha

2 litros de água para cozimento

água a gosto para finalizar a sopa

Croutons  para decoração

Modo de Preparo:

Coloque a mandioca numa panela de pressão com a água e os tabletes de caldo de galinha bem esfarelados e leve ao fogo por meia hora até cozinhar bem.

Depois de cozida processe a mandioca com um pouco do caldo da cocção e reserve.

Retire a pele da linguiça e esmigalhe-a muito bem, leve ao fogo para fritar em uma caçarola com um fio de óleo até ficar bem morena.

Em seguida, adicione o alho picado e refogue, a cebola e refogue mais um pouco, por ultimo adicione a mandioca processada e deixe cozinhar até que todos os ingredientes se homogeneízem.

Prove o sal e se necessário acrescente corrija.

Para finalizar acrescente a salsa e a cebolinha nos últimos 3 minutos de cocção. Sirva com croutons.

Bolo com Calda de Laranja

“O outro dia esqueci-me de tampar a terrina de calda de laranja, e quando foi de manhã estava pretinha de formigas. As bobas se deixam grudar na calda e morrem afogadas.” (Monteiro Lobato)

13.04_Viagem Gastronômica_Monteiro Lobato_11

Ingredientes:

1 laranja pêra inteira com a casca

3 ovos inteiro

½ copo (americano) de leite

1 xícara (chá) de óleo

2 copos (americano) de açúcar

2 copos (americano) de farinha de trigo

1 colher (sopa) fermento em pó

Modo de Preparo:

Corte a laranja em pedaços pequenos, retirando as sementes.

Bata no liquidificador com os ovos, o leite e o óleo.

Em um bowl peneire o açúcar, a farinha de trigo e o fermento, e despeje o conteúdo do liquidificador, mexendo suavemente para incorporar todos os ingredientes.

Leve para assar em forma retangular untada, forno 180º C, até o bolo ficar moreninho.

Cobertura: faça uma calda clara com uma xícara (chá) de açúcar e ½ xícara (chá) de água e coloque zests de laranja nesta calda, e despeje sobre o bolo assado.

Opção de  outra Calda:

1 ½  xícara (chá) de açúcar de confeiteiro

2 colheres (sopa) de suco de limão

4 colheres (sopa) de suco de laranja

Modo de Preparo:

Bater bem no liquidificador e colocar em cima do bolo.

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário