Confira a programação de maio

0

BSP-bannerweb-Maio

 

A Biblioteca de São Paulo (BSP), instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Organização Social SP Leituras (entre as 100 Melhores ONGs do Brasil), tem maio marcado por atividades para quem quer empreender, para aqueles que gostam de Literatura e muito mais. O Curso Super MEI – Gestão, realizado pelas equipes do Sebrae-SP na BSP, é indicado para os que procuram atividades para desenvolver seu próprio empreendimento. As aulas, que somam carga horária de 20 horas, estão agendadas para os dias 21, 22, 23, 24 e 28 de maio, das 14h às 18h, e são totalmente gratuitas: inscreva-se pelo link  www.bsp.org.br/inscricao (confira disponibilidade de vagas). Afinal, biblioteca também é espaço de economia criativa, lugar para formatar ideias, compartilhá-las e aprender.

O programa Viagem Literária, que visa a interação entre os que produzem e fazem mediação de leitura, tem passagem pela BSP. A atividade será realizada no dia 14 de maio, das 10h às 15h, com sessões de contação com a Cia. Bisclof. Já o Clube de Leitura de maio está marcado para o dia 23, das 15h às 17h, e debaterá o livro “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, de Marçal Aquino. Por sua vez, o Encontro Literário – Psicopatas em Ação, organizado pelas equipes do Barato Literário e Covil da Abdução, com mediação de Daiane Bugatti, reunirá convidados como escritores, cineastas e roteiristas que prometem compartilhar detalhes do processo de criação desse tipo de personagem. O evento acontece no dia 25 de maio, das 14h às 17h30. O Segundas Intenções, que aproxima leitores de escritores, receberá, em 25 de maio, o escritor Bernardo Carvalho, das 11h às 13h, em bate-papo mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto. Bernardo é escritor, jornalista, dramaturgo e tradutor.

Em maio, serão dois programas Domingo no Parque: nos dias 12 e 26, das 11h30 às 12h15, com sessões do Lê no Ninho e, das 12h15h às 16h, contações e leituras com Rawa Alsagheer, Anas Obaid e Nour Koeder, integrantes do Projeto Deslocamento Criativo (dia 12) e Cia. do Liquidificador (dia 26).

O Dia Internacional contra a Homofobia ganha atenção com evento em parceria com a UNIFEST: bate-papo sobre cidadania e direitos LGBTS, com Renan Quinalha e Magnus R. D. da Silva, em 16 de maio, das 16h30 às 18h. Uma roda de conversa sobre escola, literatura e enfrentamento da LGBTfobia completa o destaque com uma oficina realizada por graduandas da UNIFESP Baixada Santista, do Projeto de Extensão Juventudes & Funk e pelas professoras Cristiane Gonçalves e Patrícia Borba, em 17 de maio, das 13h30 às 15h30. A roda terá, ao final, bate-papo com a escritora Janaína Leslão e é indicada para estudantes do ensino médio e jovens.

A atividade física também consta de nossa programação: a BSP será palco do Dia do Desafio e, por aqui, haverá minigolfe no dia 29 de maio, das 10h às 12h e das 13h às 15h, com organização do Sesc Santana.

Dica do mês

Programa para toda a família, a Hora do Conto é oportunidade de ouvir histórias e ativar a imaginação. Às sextas-feiras, a atividade, que faz parte da programação permanente da biblioteca, é comandada pela equipe da BSP, sempre às 15h. E, aos sábados e domingos e feriados, às 16h, os grupos convidados tomam conta do espaço devidamente preparado para que as crianças, jovens e adultos possam aproveitar cada palavra e cada gesto das aventuras. A atividade acontece no piso térreo, perto da brinquedoteca e da tenda para os pequenos.

Em maio, estão confirmadas as presenças de Auritha Tabajara (dia 1º), Trupe Pitirilo (dia 4), Os Tapetes Contadores de Histórias (dia 5), Grupo #Boralê (dia 11), Kiara Terra (dia 12), Abigail Conta Mais de Mil (dia 18), Agrupamento Teatral (dia 19), Heidi Monezzi (dia 25) e Mirela Estelles e Amarilis Reto (dia 26). Há sessões com interpretação em Libras, como as dos dias 11 e 26.

Confira os detalhes da programação (sujeita a alterações), clicando aqui.

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário