27/7 – Segundas Intenções

0

Bate-papo com o escritor Frei Betto.

Sábado, dia 27/7, das 11h às 13h.

Mediação: Manuel da Costa Pinto.

Não é necessário fazer inscrição.

Declaração de atividades complementares para estudantes universitários.

Frei Betto é frade dominicano e escritor, autor de 64 livros, muitos deles traduzidos no exterior. Estudou jornalismo, antropologia, filosofia e teologia. É assessor de movimentos sociais. Atualmente, é colunista do jornal “O Globo”; articulista dos jornais “Hoje em Dia” e  “Folha de S. Paulo”. Foi  um dos fundadores da Agência de Notícias Frei Tito de Alencar Lima para América Latina (Adital), criada no ano 2000 por sua iniciativa.

Recebeu vários prêmios, no Brasil e no exterior, por sua luta em prol dos direitos humanos. Ganhou também diversos prêmios literários, entre os quais o mais importante no Brasil: o Jabuti, em 1982 e em 2005. Recebeu também o Prêmio Juca Pato, quando foi eleito pela União Brasileira dos Escritores (UBE) Intelectual do Ano, em 1986.  Em 2009, foi agraciado com o Prêmio ALBA de Las Letras em reconhecimento ao conjunto de sua obra literária.

No final de 2014 foi a primeira personalidade a ganhar o Prêmio Dom Paulo Evaristo Arns por sua trajetória em prol dos direitos humanos. Em outubro de 2015, recebeu o título de Doutor Honoris Causa em Filosofia, concedido pela Universidade de Havana. É membro do Conselho Mundial do Projeto José Martí de Solidariedade Internacional.

No dia 6 de abril de 2016,  o Conselho Universitário da Universidad Nacional da Costa Rica outorgou a Frei Betto a Medalla Universidad Nacional “em reconhecimento por seu legado que tanto tem influenciado a arte, a educação e outras formas de expressão e pensamento da humanidade, principalmente na América Latina, além de propagar uma cultura de paz e respeito à terra e à vida humana.”

Em 24 de março de 2017, recebeu das mãos do presidente do Equador, Rafael Correa, a Medalha da Ordem Nacional do Mérito, no Grau de Oficial, por sua destacada luta em defesa dos Direitos Humanos, trajetória que o tornou referência na história contemporânea da América Latina. No mesmo ano, foi agraciado, desta vez pela Universidade José Martí, de Monterrey, México, com o título Doutor Honoris Causa por seu trabalho em prol da Educação na América Latina.

Frei Betto. Foto: João Laet.

Frei Betto. Foto: João Laet.

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário