Clube de Leitura: literatura turca é centro do debate

0

clube_leitura_o_palhaco_e_sua_filha

O Clube de Leitura de julho, realizado na tarde de 18 de julho na BSP, teve como tema o livro “O palhaço e sua filha”, de Halide Edip Adivar. O bate-papo tratou da literatura turca e a troca de impressões reservou boas surpresas entre os participantes.

A obra foi publicada em 1935 e aborda temas como o feminismo e o nacionalismo, traçando um rico panorama do império turco-otomano. O choque entre as culturas ocidentais e orientais também ganhou relevância durante o encontro e é tratado, no livro, de forma importante.

Comandado por Michele e Márcia, auxiliares de leitura da biblioteca, o bate-papo foi além da história da pequena Rabia Abla, que vive em Istambul, e é a protagonista do enredo. A oportunidade da garota, que cresceu dentro do rigor da instrução religiosa, de conhecer outras realidades, acaba levantando uma série de questionamentos sobre sua percepção do mundo, seus conceitos e sua própria cultura.

Michele e Márcia prepararam a contextualização do que é descrito no livro e promoveram importante debate sobre literatura e preconceitos, entre outros temas, lembrando até de telenovelas realizadas na Turquia que foram exibidas aqui no Brasil. A dupla apresentou ainda entrevista com Marco Sarayama de Pinto (para a TV Cultura), um dos raros especialistas na língua e cultura turcas, que foi quem traduziu a obra.

O próximo Clube de Leitura na BSP está marcado para 22 de agosto (quinta-feira), às 15h, e será sobre “Frankestein”, de Mary Shelley. Vale lembrar que não é necessário fazer inscrição e a atividade é gratuita.

 

Foto: Equipe SP Leituras.

Foto: Equipe SP Leituras.

 

clube_leitura_frankstein-709x1024

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário