No mês da fotografia, BSP realiza oficina sobre esta arte

0

DSC_6954

Agosto é o mês da fotografia. Um mês recheado de eventos, encontros, workshops, oficinas, exposições que celebram o registro, a memória, a tecnologia, a arte de fotografar. A BSP não ficou de fora dessa comemoração e, dia 21 de agosto, iniciou por aqui a Oficina de Fotografia Digital Básica, orientada pelo fotógrafo e professor  Eduardo Marchesan. 

Em quatro encontros, os participantes passam pela parte teórica e prática, entrando em contato com técnicas, formas de manuseio do equipamento e o mais importante: o olhar. Eduardo, depois de passar os conceitos e as teorias, mostra muitos exemplos, acompanha os alunos nos momentos de experimentação e, depois, avalia as fotos com muitas observações e elogios. 

Valle Vieira, 60, é atriz, já fez vários cursos na biblioteca e está sempre em busca de conhecimento. “Eu tenho uma câmera, mas tenho dificuldades de usar. Estou aqui para aprender e complementar minha formação. Sou apaixonada por cinema e fotografia é muito importante”. 

As estudantes Ana Luisa, 16, e Giulia Lima, 17, já frequentavam a BSP, mas se conheceram na primeira aula. As duas buscaram o curso como apoio às decisões do futuro. “Eu tinha uma pequena noção de fotografia, mas aqui estão bem detalhadas as funções da câmera, e isto está me ajudando a escolher o que eu vou fazer na faculdade”, diz Ana.

Com uma turma de interesses plurais, as trocas acontecem a todo momento e Eduardo vê vantagem nisso. “A arte permite que vários mundos entrem em contato. Essa diversidade é muito bacana”. Ele deixa inclusive uma dica para os apaixonados por esta arte: “Fotografia não é só só sair fotografando, mas vai muito além de apertar um botão. É preciso procurar desenvolver a parte técnica estudando sempre, se atualizando a todo momento”.

Foto: Equipe SP Leituras.

Foto: Equipe SP Leituras.



O Dia da Fotografia 

O Dia Mundial da Fotografia é comemorado no dia 19 de agosto para celebrar a invenção do daguerreótipo, o equipamento que antecedeu a câmera fotográfica. Foi em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciava mundialmente a criação.

Foto: Equipe SP Leituras.

Foto: Equipe SP Leituras.

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário