Poesia é o saber compartilhado por Rebeca Gelse Rodrigues em oficina

0
Foto: Equipe SP Leituras.

Foto: Equipe SP Leituras.

Oficina Vamos Brincar de Poesia?, com Rebeca Gelse Rodrigues, teve início na terça-feira, 24 de setembro, apostando na experimentação. Ao final do primeiro dia, os participantes criaram suas próprias poesias, bem curtas, e cada um escreveu sobre si mesmo. Alguns textos foram marcados pelas rimas, o que, como salientou Rebeca, não é necessariamente uma regra nesse gênero. Sentado logo à frente no auditório, Marlund Freitas tratou de sua história pessoal construindo um contraponto a partir do olhar de um tio querido, com frases ritmadas, e recebeu elogios neste primeiro exercício.

Utilizando exemplos de textos de escritores bem conhecidos como Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Adélia Prado e Affonso Romano de Sant´Anna, entre outros, Rebeca falou sobre o uso das onomatopeias e das metáforas na criação dos conteúdos. Quem participou também teve a oportunidade de aproximar-se de técnicas específicas para a leitura de poesias, com ênfase na interpretação das pausas e pontuações.

Não deu para participar desta oficina? Rebeca deu algumas dicas para que a aula “continuasse” em casa, com a leitura de textos de Ziraldo (“Flicts”) e de ensaios e poemas do professor José Paulo Paes. Os encontros continuam nos dias 25 e 26 de setembro e os interessados em participar podem vir até mesmo só para a última aula, sempre das 15h às 18h. As inscrições são feitas pelo link https://bsp.org.br/inscricao/  e todos são bem-vindos.

Foto: Equipe SP Leituras.

Foto: Equipe SP Leituras.

Foto: Equipe SP Leituras.

Foto: Equipe SP Leituras.

Foto: Equipe SP Leituras.

Foto: Equipe SP Leituras.

 

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário