SP Gastronomia: confira atividades na BSP e participe da programação

2
Viagem Gastronômica com Dolores Freixa e Solange Botura. Foto: Equipe SP Leituras.

Viagem Gastronômica com Dolores Freixa e Solange Botura. Foto: Equipe SP Leituras.

O que a gastronomia e uma biblioteca podem ter em comum? Muitas coisas! A BSP, por exemplo, contará, em outubro, com uma série de atividades na programação do SP Gastronomia e que certamente serão saboreadas por famílias inteiras.

Indicada para crianças entre 7 e 12 anos, a Oficina Minichef A Cozinha Encantada dos Contos de Fadas será conduzida pelo chef Andy Giacometti e fará a conexão entre literatura e cozinha. A ideia é realizar, com o auxílio de ferramentas lúdicas, uma contação de histórias que será a base para que as crianças coloquem a mão na massa e façam uma receita deliciosa. A atividade está marcada para o dia 12 de outubro, sábado, das 11h30 às 13h30 e as vagas são limitadas (preenchidas por ordem de chegada).  No mesmo dia é a vez do espetáculo João e Maria, adaptação ecológica para o clássico dos irmãos Grimm, conduzido pela Cia. Le Plat du Jour, às 16h. Vai ser um Dia das Crianças bem gostoso, em vários sentidos na BSP!

A contação de histórias também fará referências ao SP Gastronomia, durante o mês de outubro, com sessões do programa Hora do Conto a saber: dia 13, às 16h (“Papagaio de limo verde”, de Silvio Romero, com Kiara Terra); dia 18, às 15h (“A sopa de pedra”, de Bia Bedran, com equipe BSP) e dia 25, às 15h (“Chapeuzinho Vermelho”, de Sonia Junqueira, com equipe BSP).  Indicados para crianças a partir de 11 anos, os Jogos Sensoriais de outubro nos dias 8 e 15, das 15h às 16h, serão temáticos (sobre alimentos) ao propor divertidas experiências lúdicas que estimulam as habilidades sensoriais e a memória dos participantes, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência.

Já o Leitura ao Pé do Ouvido, que convida os frequentadores da biblioteca a ouvir trechos de livros, trará, durante o mês, sempre às sextas-feiras, obras que trazem referências à gastronomia: dia 4, “Cem anos de solidão”, de Gabriel García Márquez; dia 11, “Írisz: as orquídeas”, de Noemi Jaffe; dia 18, “Como água para chocolate”, de Laura Esquivel; e dia 25, “Dona Flor e seus dois maridos”, de Jorge Amado. Sempre das 16h às 17h e com a equipe da BSP.

Quem acha que a programação que mistura gastronomia e literatura termina aqui se engana. No dia 26 de outubro é a vez do Viagem Gastronômica, que será centrado na obra “O frango ensopado da minha mãe”, da cronista brasileira Nina Horta. Com mediação da historiadora e professora de História da Gastronomia Dolores Freixa e da professora de técnica de cozinha Solange Botura, o programa reúne não só a discussão sobre a obra, mas também a degustação de receitas presentes no livro como lombo gordo, bolinho de arroz e torta de banana. Tudo acontece das 15h30 às 17h e as vagas são limitadas (preenchidas por ordem de chegada).

O empreendedorismo também é outra força que reúne a biblioteca e o SP Gastronomia. Neste contexto, nos dias 29 e 30 de outubro, a BSP receberá a Oficina de Doces Natalinos (módulo demonstrativo), na qual os alunos aprendem a fazer essas sobremesas que podem ser comercializadas o ano todo. As inscrições estão encerradas.

O Clube de Leitura fecha o mês também com o tema da gastronomia e será centrado no livro “A festa de Babette”, de Karen Blixen. O encontro está marcado para 31 de outubro, das 15h às 17h e não é necessário fazer inscrição para participar do debate. Quer saber mais sobre a programação? Confira sempre as novidades em nosso site e no guia de programação disponível na biblioteca.

Saiba tudo sobre o SP Gastronomia, clicando aqui,

Espetáculo João e Maria. Cia. Le Plat du Jour. Foto: DIvulgação.

Espetáculo João e Maria. Cia. Le Plat du Jour. Foto: DIvulgação.

NOTA ATUALIZADA EM: 03/10/19, às 10h30.

Compartilhe

Sobre o Autor

2 Comentários

Deixe um Comentário