Curso de literatura pré-vestibular gratuito vai até o fim de outubro

0

A professora Naiara Costa dos Santos, que há mais de 10 anos trabalha em cursinhos, comanda as aulas do Curso de Literatura Pré-vestibular que teve início nesta terça-feira, 1º de outubro, na BSP. As aulas são gratuitas e acontecem sempre às terças e quintas-feiras, das 14h30 às 17h. Para participar, basta chegar (não é necessário fazer inscrição). Em cada encontro, Naiara aborda uma obra de leitura obrigatória para a prova e as próximas são, na sequência, “A relíquia”, “O cortiço”, “Quincas Borba”, “Minha vida de menina”, “Mayombe”, “Claro enigma”, “Angústia” e “Sagarana”. A professora contextualiza o momento histórico e faz uma análise detalhada dos livros, apontando possíveis abordagens por parte do vestibular.

A primeira aula foi sobre os poemas de Gregório de Matos e baseou-se em coletânea preparada por José Miguel Wisnik. Gregório é considerado o primeiro grande poeta brasileiro, como salientou Naiara, e ficou conhecido como “Boca do Inferno”. Nascido na Bahia, ele, fidalgo, foi estudar em Coimbra e voltou ao Brasil tecendo críticas diversas em sua poesia, que pode ser dividida em categorias e sub-categorias: poesia de circunstância (satírica e encomiástica – ou seja, que tece elogios a alguém), amorosa (lírica e erótica) e a sacra ou religiosa.

Com críticas à corrupção e aos desmandos de figuras da política, Gregório, como homem do seu tempo, vivia dividido entre Deus e os prazeres mundanos. Naiara deu exemplos, lendo alguns poemas e traçou paralelos entre o momento em que viveu o poeta e o presente, para facilitar não só a compreensão dos estudantes, mas também para ajudar a consolidar o aprendizado. No auditório da BSP, a maior parte dos participantes, logo na primeira aula, era de alunos que estão fazendo cursinho para as mais variadas áreas. Não esteve na biblioteca na terça-feira? Sem problemas, confira, a seguir, quais são as próximas aulas e venha aprender ou reforçar o que já sabe sobre literatura:

3/10 (quinta-feira) – “A relíquia”, de Eça de Queirós.

8/10 (terça-feira) – “O cortiço”, de Aluísio Azevedo.

10/10 (quinta-feira) – “Quincas Borba”, de Machado de Assis.

15/10 (terça-feira) – “Minha vida de menina”, de Helena Morley.

17/10 (quinta-feira) – “Mayombe”, de Pepetela.

22/10 (terça-feira) – “Claro enigma”, de Carlos Drummond de Andrade.

24/10 (quinta-feira) – “Angústia”, de Graciliano Ramos.

29/10 (terça-feira) – “Sagarana”, de Guimarães Rosa.

Fotos: Equipe SP Leituras.

Fotos: Equipe SP Leituras.

Foto: Equipe SP Leituras.

Foto: Equipe SP Leituras.

2019_BSP-MailMkt-Vestibular

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário