Dia das Crianças / Dia da Leitura: minichefs por um dia em oficina na BSP

0
Foto: Equipe SP Leituras.

Foto: Equipe SP Leituras.

A Oficina Minichef – A cozinha encantada dos contos de fada foi um sucesso na manhã do Dia das Crianças / Dia da Leitura na BSP. Cerca de 20 pequenos colocaram literalmente a mão na massa, produzindo e decorando biscoitos em forma da casa. O chef Andy Giacometti comandou a atividade, com o apoio de Thaís e Beatriz, e começou a brincadeira contando a clássica história de João e Maria, com a contribuição dos confeiteiros mirins.

Reforçando a necessidade da higienização das mãos antes do manuseio dos alimentos, o chef paramentou as crianças, com touca e avental, uma a uma. Usando de muito humor (Andy também tem formação como clown), ele foi misturando, como em uma receita, detalhes das aventuras de Joãozinho e Maria com o preparo da comida, tornando a atividade pra lá de divertida.

Um dos felizes em estar ali, em volta de uma grande mesa, no auditório, era Pedro Henrique, que pediu presentes especiais para a mãe: vir de Santo André (SP) visitar a biblioteca e ganhar um livro (“O Diário de Gravity Falls”). Prontamente atendidas, as solicitações acabaram ganhando um charme a mais com a participação dele na oficina minichef. Isto porque Pedro Henrique adora cozinhar e se orgulha, entre suas proezas na cozinha, das lasanhas que faz.

Bianca e Yasmin também estavam animadas com a decoração das casas de biscoito. As duas são amigas, chegaram juntas e assim continuaram durante a atividade, lado a lado, trocando sugestões de guloseimas para enfeitar uma a casa de biscoito da outra. A dupla saiu da biblioteca já sonhando com a programação de Dia das Crianças, que vai se prolongar amanhã com uma caminhada divertida programada com as duas famílias.

Perdeu a oficina? Confira, a seguir, a receita da casa de biscoito, assinada pelo chef Andy Giacometti, e tente fazer em casa então:

Biscoitos

Ingredientes: 240g de farinha de trigo / 1 pitada de sal / 120g de manteiga gelada / 90g de açúcar de confeiteiro / 1 ovo / 1 colher de essência de baunilha.

Modo de preparo: Misture o sal com a farinha e peneire. Acrescente o açúcar e a essência de baunilha. Adicione a manteiga em cubos e mexa com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Adicione o ovo ao s poucos até dar o ponto da massa. Leve a massa para a geladeira por 20 minutos. Abra a massa com 0,5cm e leve novamente para a geladeira por 30 minutos. Corte os biscoitos com a ajuda de um cortador e coloque-os todos em uma assadeira. Em um forno pré-aquecido a 205 graus, leve para assar até que as bordas estejam douradas. Deixe esfriar para decorar.

Para decoração – Ingredientes: 250g de pó para Glacê Real / 40ml de água filtrada / confeitos para decoração.

Modo de preparo: Misture o pó para Glacê Real e a água. Bata na batedeira por 1 minuto em velocidade baixa. Bata por mais 9 minutos na batedeira em velocidade alta. Ajuste o ponto, adicionando água. Decore os biscoitos, usando o Glacê Real para colar os confeitos.

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário