Curso sobre cordel começa no sábado, 19 de outubro

0
Aderaldo Luciano dos Santos. Foto: DIvulgação.

Aderaldo Luciano dos Santos. Foto: DIvulgação.

Quem gosta de cordel terá oportunidade de saber mais sobre o tema em curso que será ministrado, a partir de sábado, 19 de outubro, na BSP. O professor Aderaldo Luciano dos Santos, que é doutor e mestre em Ciência da Literatura pela UFRJ, poeta, escritor e músico, comandará as atividades que vão até 7 de dezembro, com aulas sempre aos sábados, das 15h às 18h. As inscrições para o o curso O cordel brasileiro – tradição, diálogos e atuação estão encerradas.

E há muito mesmo a compreender sobre assunto, como ressalta Aderaldo. Logo no início das atividades, ele irá apresentar os primeiros representantes do cordel, como Leandro Gomes de Barros e sua obra “O cachorro dos mortos”. Considerada patrimônio cultural imaterial brasileiro, esta produção poética de baixo custo, que surgiu no Brasil, entre o final do século XIX e início do século XX, renderá, durante o curso, leituras apaixonadas dos participantes. “A flor do maracujá”, de Fagundes Varela, será uma delas.

Quem é Aderaldo?

Aderaldo atualmente coordena o projeto Roda de cordel – Círculo de estudos sobre o cordel brasileiro, e o Roda de cordel – Leituras, realizado em escolas e comunidades rurais brasileiras. Ele é professor convidado da Universidade das Quebradas, no curso de extensão do Projeto Avançado de Cultura Contemporânea (PACC) da UFRJ. Aderaldo também é autor de diversos livros, entre eles, “Apontamentos para uma história crítica do cordel”. Em 2013, ganhou a Bolsa de Circulação Literária da Biblioteca Nacional / Funarte, com o projeto Rotas do cordel na Borborema, cujo eixo principal é a formação de professores para trabalhar com o cordel nas salas de aula.

Vale adicionar que o curso também está sendo realizado na Biblioteca Parque Villa-Lobos.

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário