#BSP10anos: exposição faz panorama da ilustração ibero-americana

0
Ilustração da mexicana Amanda Mijangos, parte da série "O voo" (2016)

Ilustração da mexicana Amanda Mijangos, parte da série “O voo” (2016)

Um ano depois de passar pelo Instituto Tomie Ohtake, a exposição Invenções Gráficas na Ilustração Ibero-americana reabriu no sábado (1º), na Biblioteca de São Paulo, iniciando a programação de aniversário de 10 anos da BSP.

Panorama da ilustração em países da América Latina e da Península Ibérica ao logo de quase uma década, a mostra reúne 40 obras de 12 ilustradores, provenientes de 9 países. O curador, artista gráfico e ilustrador brasileiro Fernando Vilela, fez a seleção a partir do Catálogo Ibero-América Ilustra, publicado anualmente desde 2010 pela Fundação SM em parceria com a Feira Internacional do Livro de Guadalajara.

Fazem parte da mostra: Ixchel Estrada, México (2011); Joan Negrescolor, Espanha (2013); María Luque, Argentina (2013); Roger Ycaza_Equador (2014); Manuel Marsol, Espanha (2014); Marta Madureira, Portugal (2015); Laerte Silvino, Brasil (2015); Amanda_Mijangos, México (2016); Matías Acosta, Uruguai (2017); Catalina Carvajal, Colômbia (2018); Sol Undurraga, Chile (2018); e Juan Bernabeu, Espanha (2018).

Fernando Vilela inicia uma visita guiada pela exposição "Invenções gráficas na Ilustração Ibero-americana

Fernando Vilela inicia uma visita guiada pela exposição “Invenções gráficas na Ilustração Ibero-americana

Para Vilela, que fez uma visita guiada pela exposição após a abertura, a exposição percorreu um caminho que a coloca em sintonia com os dois mundos que congrega: o da arte contemporânea e o da leitura: “O livro ilustrado é um espaço de encontro entre essas duas linguagens. Por isso, é bom que a exposição ganhe uma nova vida neste espaço que é o dos livros e da leitura”.

Resultado de parceria entre o Instituto Tomie Ohtake, Fundação SM e BSP, a exposição ficará aberta ao público de terça-feira a domingo, das 9h30 às 18h30, com entrada gratuita. A exposição fica no piso térreo da biblioteca, localizada na Zona Norte da capital paulista, dentro do Parque da Juventude, até 29 de março.

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário