#BSP10anos: roda de samba do Consulado da Portela encerra comemorações

0
Agrupamento musical do Consulado da Portela na BSP. Foto: Paulo Matheus

Agrupamento musical do Consulado da Portela na BSP. Foto: Paulo Matheus

“Portela: Memória do Samba”, apresentação do agrupamento musical do Consulado da Portela de São Paulo, encerrou no domingo (16) a programação especial de aniversário dos 10 anos da Biblioteca de São Paulo. A roda de samba, que segue os moldes das antigas rodas de terreiro, sem amplificação de som, trouxe no repertório canções de compositores da escola como Monarco, Casquinha, Argemiro, Candeia e Paulinho da Viola, além de sambas clássicos da agremiação carioca.

O agrupamento é o conjunto musical criado pelo Consulado da Portela de São Paulo para divulgar e celebrar a produção musical da escola na capital paulista. O show, que é acompanhado de uma apresentação multimídia, com fotos e informações sobre a história da Águia Altaneira, foi pontuado por clássicos como “Natureza”, de Manacéa; “Lenço”, de Monarco e Chico Santana; “Isolado do mundo”, de Alcides Lopes; “Minha vontade”, de Chatim; “Cocorocó”, de Paulo da Portela; “Corri pra ver”, de Monarco, Chico Santana e Casquinha da Portela, e “Passado de glória”, de Monarco.

Geração Portela em Paraisópolis na BSP

Geração Portela em Paraisópolis na BSP

O encerramento ficou a cargo dos músicos da Geração Portela em Paraisópolis, que se se uniram à roda de samba no auditório e depois saíram em cortejo pelo térreo da BSP. O grupo foi criado em 2018 e oferece, nos períodos de contra-turno escolar, aulas gratuitas de iniciação musical para mais de 40 participantes do Centro Comunitário de Trabalho de Paraisópolis.

Fundado em novembro de 2015, o Consulado da Portela em São Paulo é uma representação oficial da Portela na capital paulista, onde há grande contingente de fãs da escola carioca. O Consulado assume como sua missão promover encontros, seminários e debates sobre a história da Portela e seus personagens, preservar a memória da escola e de sua Velha Guarda. Também realiza eventos e participa ou incentiva campanhas sociais representando a comunidade portelense.

A Geração Portela na Paraisópolis encerra as comemorações de aniversário da BSP

A Geração Portela na Paraisópolis encerra as comemorações de aniversário da BSP

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário