Em curso online, Thiago Souto propõe viagem pelo universo dos quadrinhos

0
O ilustrador e quadrinista Thiago Souto. Foto: Arquivo pessoal

O ilustrador e quadrinista Thiago Souto. Foto: Arquivo pessoal

Ministrado pelo quadrinista, ilustrador e designer gráfico Thiago Souto, o curso online Construindo Histórias em Quadrinhos, no âmbito da programação virtual da Biblioteca de São Paulo, está entrando em sua reta final esta semana.

Guiado pelo conceito de que o formato não é um bicho de sete cabeças, Thiago orientou sua turma por esse universo novo e cheio de possibilidades: “Fazer quadrinhos tem menos a ver com a habilidade de desenhar e mais com a capacidade de contar histórias”.

Nos primeiros encontros, o artista apresentou os fundamentos da linguagem e ofereceu ferramentas para estimular a criatividade dos participantes. Além disso, percorreu todas as etapas do processo de produção de uma história, do roteiro até a edição, passando pelo desenho.

A estrutura das páginas e a organização dos quadrinhos. Foto: Reprodução

A estrutura das páginas e a organização dos quadrinhos. Foto: Reprodução

Logo na primeira aula, que teve participação de vários alunos jovens de São Paulo e de fora da cidade, Thiago expôs a estrutura do curso, em seis etapas: “pensando os quadrinhos”, “tendo ideias”, “a linguagem dos quadrinhos”, “roteiro”, “processo” e “publicando os quadrinhos”.

Thiago passou, então, a falar sobre a estrutura e os fundamentos dos quadrinhos, cobrindo desde o desenho (realista ou esquemático) até o conceito de tempo, passando pela divisão da página em quadrinhos (grid) e outros elementos. Entre os primeiros exercícios propostos pelo professor, estão os que estimulam as ideias.

Thiago Souto é autor de histórias em quadrinhos desde 2013. Teve sua primeira HQ impressa na coletânea experimental “Supernova”. Em 2017, o álbum “Labirinto” (Mino) venceu do prêmio Ângelo Agostini na categoria Lançamento do Ano. Em 2018, lançou “Por Muito Tempo Tentei me Convencer de que te Amava” (Balão Editoria), onde narra sua relação de amor e ódio com a cidade de São Paulo durante um passeio pela avenida Paulista.

Importante lembrar que a BSP está com atividades presenciais suspensas. Para mais informações, acesse nossas redes sociais.

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário