Obra de Noemi Jaffe mexe com os sentimentos no Clube de Leitura Online

0
Noemi Jaffe e a capa de seu novo livro, "O Que Ela Sussurra". Foto: Montagem/ Divulgação

Noemi Jaffe e a capa de seu novo livro, “O Que Ela Sussurra”. Foto: Montagem/ Divulgação

“O que ela sussurra”, de Noemi Jaffe, foi o centro do debate do Clube de Leitura Online de maio, realizado, no dia 22, com coordenação de Fernanda, Janaína e Rodrigo, da equipe da biblioteca. O encontro abordou os diversos aspectos da obra, procurou contextualizar o cenário apresentado no livro e exibiu trechos de uma entrevista da escritora para contribuir com o debate. A protagonista de “O que ela sussurra” é Nadejda, jovem russa que guardou na memória os poemas de seu marido morto pela censura soviética para evitar que fossem apagados para sempre da história. E foram os sentimentos e as sensações desta mulher retratada por Noemi que mexeram com os participantes do Clube deste mês.

Muitos dos que estiveram no encontro disseram que experimentaram momentos difíceis durante a leitura. O enfrentamento da pandemia e a vivência do distanciamento social levaram integrantes do Clube a dar uma parada no avanço das páginas. O sofrimento da personagem principal, reforçado pela opressão, solidão e falta de liberdade do panorama retratado na história, foram determinantes neste breve afastamento. Mas, como era de se esperar, o enredo intrigante, alinhado por Noemi, trouxe a todos de volta ao livro. Estes elementos também fizeram os participantes do encontro a lembrar de questões como liberdade, democracia e afeto.

A personagem Nadejda de Noemi foi inspirada em uma mulher que existiu de verdade, morreu em 1980, e escreveu dois livros autobiográficos, na década de 1970: “A esperança abandonada” e “Esperança contra esperança”. Aliás, Nadejda, em russo, significa esperança, importante frisar. Vale acrescentar que a Nadejda real foi casada com o poeta Óssip Mandelstam, morto pela ditadura stalinista.

Quer saber mais sobre Noemi Jaffe? A Biblioteca Parque Villa-Lobos promoveuna noite desta segunda-feira, dia 25, o programa Segundas Intenções Online com a escritora e você confere o bate-papo na íntegra, exibido pelo Facebook, clicando aqui.

Gostou? O Clube de Leitura Online, realizado em parceria com a Companhia das Letras, terá novo encontro no dia 19 de junho, das 15h às 17h. As vagas são limitadas (confira a disponibilidade). Fique atento, portanto, porque elas começam às 10h do dia 5 de junho pelo link: https://bsp.org.br/inscricao/ Lembrando que o participante receberá o link para a leitura do livro e o aviso para ingressar na plataforma online, para a reunião do Clube.

Outra dica para quem gosta de literatura é acompanhar o programa Segundas Intenções Online, que receberá, na próxima segunda-feira, dia 1º de junho, às 19h, a escritora, poeta e cordelista Jarid Arraes. Não é necessário fazer inscrição. Basta entrar em https://www.facebook.com/BSPbiblioteca/. Convite feito!

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário