Aula online de xadrez da biblioteca reúne dicas de jogadas

0
Reprodução.

Reprodução.

Termina amanhã, sábado, 27 de junho, a sequência de aulas online de xadrez realizadas no Facebook da sua BSP (e também no da Biblioteca Parque Villa-Lobos). Os encontros foram comandados pelo MF Adriano Caldeira e levaram para o ambiente virtual uma opção para quem está acostumado com o programa Jogos para Todos!, realizado na biblioteca sempre aos sábados (lembrando que as atividades presenciais estão suspensas).

A experiência, porém, foi além e alcançou até quem ainda não visitou a biblioteca, como Érick Ramos, de Taubaté (SP), apaixonado pelo jogo e que adorou a oportunidade. “Ainda não conheço pessoalmente o local, mas pela promoção e carinho dado ao xadrez, com certeza despertou o interesse em toda a comunidade”. Para Erick, a ideia de atender jogadores de todos os níveis (na BSP, as explanações são para quem é dos níveis intermediário e avançado; na BVL, para iniciantes) merece elogios. “Acompanhar um palestrante de excelente nível técnico sem sair de casa é muito bom!”, diz ele. Ele, que se dedica ao ensino do jogo e à promoção de eventos regionais, compartilhou a atividade da BSP com seus alunos e amigos nas redes sociais e espera participar de outras programações.

Quem também está feliz com o alcance das aulas é Adriano Caldeira que acredita que as pessoas precisam de atividades assim ainda mais neste tempo de distanciamento social. O MF tem ficado satisfeito ao ver inclusive outros professores nestes encontros online e compartilhar seus conhecimentos. Os encontros, como explica, ajudam a rever questões e elaborar novos planos, novas sequências de jogos, como salientou em uma das manhãs de atividade. Para facilitar a compreensão de tudo, Adriano dá dicas importantes como a dos Cs – reforçada na aula sobre movimentos de mate: capturar (ou tomar), correr ou cobrir o xeque.

No Facebook da biblioteca, as aulas contemplaram temas como o controle do centro do tabuleiro, o valor comparativo do bispo e do cavalo, a criação e o aproveitamento de colunas abertas, movimentos na sétima e oitavas filas. E, amanhã, a última aula será sobre a estrutura de peões, com convidado especial: o MN Alessandro Rodrigues da Silva. Quer prolongar a sua diversão no tabuleiro? Adriano Caldeira reuniu uma série de dicas de navegação para quem se interessa pelo jogo e você pode conferi-las, clicando aqui.

 

Reprodução.

Reprodução.

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário