/ governosp

Divirta-se com o Pintando o 7 temático

0

estampa-etnica

Quantas culturas podemos conhecer brincando? Hoje, vamos aprender como montar esse jogo muito popular em Moçambique, no continente africano. Acompanhe o passo a passo, aprenda as regras da brincadeira e divirta-se!

Você vai precisa de: 
  • 1 vassoura
  • 2 folhas de papel sulfite
  • Canetinha preta
Passo 1

Escolha, ai na sua casa, um lugar espaçoso onde será realizada a brincadeira: pode ser o quintal, sala, garagem ou uma área que não tenha muitos objetos.

Passo 2

Agora, vamos usar um objeto para dividir o espaço em dois. Pode ser um rodo, vassoura, lençol enrolado, giz e até um pedaço comprido de barbante.

 Passo 3

Pegue as folhas de papel sulfite, a canetinha preta e escreva MAR em uma e TERRA na outra. Depois, posicione cada uma delas em um lado da divisão identificada com a vassoura.

foto 1 quintal

A brincadeira está pronta. Vamos às regras? 

  • Um ou mais jogadores vão se posicionar em cima da divisória em fila.
  • É necessário ter um participante que será responsável por “cantar” as ações da brincadeira. Ele vai alternar entre MAR e TERRA, fazendo com que os jogadores tenham que se deslocar para o lado correto, sinalizado pelas folhas no chão.
  • Quando ouvir MAR, pule para o lado indicado com a folha de sulfite respectiva.
  • Quando ouvir TERRA, pule para o lado indicado com a folha de sulfite respectiva.
  • Quem pular para o lado errado sai da brincadeira.
  • Vence quem permanecer por mais tempo pulando do lado correto.

Para dificultar, você pode acelerar, falar bem baixinho e até se movimentar para o lado inverso, confundindo os jogadores.

Gostou? No livro “Jogos, brincadeiras e cantigas”, de Antonio J. Dias Filho e Márcia Honora, há outras brincadeiras que talvez você, seus pais ou avós conheçam e que vieram do continente africano.

Essa é uma ótima oportunidade para lembrarmos dos vídeos da Hora do Conto. Os contadores Lili Flor e Paulo Pixu contaram várias histórias em nossas redes sociais, entre elas um conto africano que vale a pena relembrar. Confira aqui esta e outras histórias do programa “Na minha casa cabe o mundo inteiro”!

Compartilhe com a gente, em fotos e vídeos, como foi a diversão por aí! É só publicar em nossas redes sociais, usando as hashtags #culturaemcasa e #BSP.
Importante lembrar que a biblioteca está com atividades presenciais suspensas. Para mais informações, acesse nossas redes sociais.
Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras