/ governosp

Especialista em xadrez compartilha experiência com as aulas online

0
Reprodução.

Reprodução.

Mestre Nacional reconhecido pela Confederação Brasileira de Xadrez, Alessandro Rodrigues da Silva foi o convidado de uma das aulas online transmitidas, este mês, pelo professor Adriano Caldeira na página do Facebook da sua BSP. “Faz tempo que muitas pessoas – entre alunos e conhecidos – comentavam e pediam onde poderiam ter acesso ao xadrez gratuitamente. Acho uma iniciativa inovadora. O público do xadrez, apesar de muito específico, é muito grande; somente quem está no meio tem essa noção”, salienta. “Assisti alguns vídeos do Caldeira e achei de uma didática excelente”, comenta. O especialista, que segue trabalhando com xadrez pedagógico e de alto rendimento, acrescenta: “Inclusive uma das participantes fez um curso de capacitação comigo e foi muito gratificante ela relembrar isso e, após anos, ainda me agradecer”.

Alessandro, que espera esse período de enfrentamento da pandemia acabar para conhecer a biblioteca pessoalmente, trabalha com xadrez há cerca de 20 anos. Ele, que tem formação pedagógica e registro específico no Conselho Regional de Educação Física como treinador de xadrez, já foi chefe da delegação brasileira em vários Jogos Pan-Americanos de crianças.

Quer conferir a aula que contou com a participação de Alessandro? Veja as explicações sobre as estruturas de peões em:

Instrutor da Federação Paulista, o convidado também foi Campeão Brasileiro por Internet 3 minutos de 2004 e finalista do Campeonato Brasileiro Absoluto no ano de 2005.  Os vídeos com toda as aulas online estão disponíveis no Facebook da biblioteca, que permanece com atividades presenciais suspensas. Para conferir a relação de transmissões, clique aqui.

Importante acrescentar que a atividade fez parte também da programação virtual da Biblioteca Parque Villa-Lobos, para a qual a convidada foi Natália Liziane Vicenzi em aula sobre os fundamentos de aberturas para iniciantes no jogo.

Vale ressaltar ainda que outros especialistas no jogo prestigiaram as aulas como Felipe El Debs (Grande Mestre Internacional de Xadrez e duas vezes melhor jogador da equipe Olímpica brasileira), Simon Languidey (Mestre da Federação Mundial, argentino radicado em Sorocaba, no interior de São Paulo) e Carlos Jafet Jr. (ex-presidente do Clube Atlético Monte Líbano e grande incentivador do xadrez) e Jayme Miranda (presidente da Federação Alagoana de Xadrez e da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar).

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras