/ governosp

Encontro virtual aquece a tarde em Centro de Acolhida Zaki Narchi

0

A aproximação entre a BSP e a comunidade não parou com o enfrentamento da pandemia. A equipe transferiu o acolhimento que sempre realizou no espaço da biblioteca para o ambiente virtual. A atividade tem contado com a participação de vários conviventes do Centro de Acolhida Zaki Narchi, na Zona Norte da capital paulista. Na tarde de 16 de julho não foi diferente. A iniciativa – comandada por Maria Eulália Borges, coordenadora do Serviço Social, Paula Simplício Tenório, assistente social, Fábio Diorato de Santana e Celso Gustavo da Silva, líderes de atendimento, e Ed Carlos Silva Nascimento, auxiliar de leitura da BSP – teve o apoio de Jackson Batista, assistente social do Centro.

No encontro, a música deu o tom! “A vida é desafio”, dos Racionais, foi a escolhida para abrir os trabalhos, que sempre contam com um ponto de partida preparado pela equipe da biblioteca para estimular a troca de experiências, como, por exemplo, um livro (como já aconteceu com extratos de “Extraordinário”, de R.J. Palacio). A letra do rap, que muitos dos participantes conheciam, trata, em determinado trecho, de um cotidiano cheio de obstáculos: “É necessário sempre acreditar que o sonho é possível / Que o céu é o limite e você, truta, é imbatível / Que o tempo ruim vai passar, é só uma fase / E o sofrimento alimenta mais a sua coragem”.

A palavra desafio chamou a atenção de quem aproveitou o momento para falar de si e do que a canção fez lembrar da própria vida. Um dos participantes destacou o fato de estar em uma situação que nunca imaginou experimentar e que esse é um momento que quer deixar para trás, definitivamente. Outro ressaltou o preconceito, em geral, com relação a um determinado gênero de música, especificamente, e até mesmo o referente aos que vivem nas ruas. Não faltou quem falasse de esperança de dias melhores, do enfrentamento da pandemia, do reconhecimento de problemas pessoais com a família e, como é costume acontecer, da saudade de estar na biblioteca, que continua com atividades presenciais suspensas.

Os encontros online com a equipe da biblioteca no Centro de Acolhimento Zaki Narchi têm acontecido semanalmente e o próximo deve ser realizado no dia 23 de julho, quinta-feira, às 16h. Esperamos estar todos juntos novamente em breve na sua BSP!

 

Foto: Equipe do Centro de Acolhida Zaki Narchi.

Foto: Equipe do Centro de Acolhida Zaki Narchi.

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras