/ governosp

Biblioteca Pública de Itapetininga adere ao Lê no Ninho com sucesso

0
Programa Lê no Ninho chegou com sucesso a Itapetininga. Foto: Sec. Municipal de Cultura de Itapetininga

Programa Lê no Ninho chegou com sucesso a Itapetininga. Foto: Sec. Municipal de Cultura de Itapetininga

Programa de incentivo à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, o Lê no Ninho foi desenvolvido a partir do Bebelê, que até 2016 fazia parte da programação das bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos. A SP Leituras e o Instituto Tellus foram responsáveis pelo desenvolvimento do projeto, que acrescentou à metodologia o uso de dispositivos tecnológicos. Além da BSP e da BVL, na capital, bibliotecas públicas de dez outros municípios paulistas aderiram à atividade, com resultados muito positivos.

A Biblioteca Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, em Itapetininga, na região Sudeste do Estado, está entre os equipamentos que aderiram ao Lê no Ninho e viram as famílias com crianças pequenas da municipalidade adotarem-no. Segundo a bibliotecária Talita Floriano, os primeiros encontros aconteceram em dezembro de 2016. “Desde o início tivemos uma boa repercussão, pois foi o primeiro projeto desenvolvido para essa faixa etária, que até aquele momento não era somado como leitor”, diz ela.

Programa Lê no Ninho estimula a leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos. Foto: SP Leituras

Programa Lê no Ninho estimula a leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos. Foto: SP Leituras

No início, a Biblioteca de Itapetininga programou o Lê no Ninho duas vezes por semana: no primeiro sábado do mês, às 10h, e na terceira quarta-feira, às 18h. Com o tempo, o encontro de sábado acabou se revelando o mais adequado, com um público bastante assíduo. Ao longo do período, os mediadores foram funcionários e estagiários da biblioteca, além de voluntários.

“O nosso maior recorde de público foi este ano, no qual tivemos em média 20 crianças com seus pais e avós”, diz Talita. “Temos várias crianças que participam desde o começo, que vimos bebezinhos e agora já sabem ler. É um programa muito bem sucedido na nossa Biblioteca.”

Ao longo de maio e junho, oferecemos dicas em vídeos curtos e divertidos. Esse pode ser um momento de afetividade e fortalecimento de laços entre crianças e adultos.

Clicando no centro da imagem, você vai assistir aos vídeos em sequência. No canto direito, no alto, há um ícone que leva para uma lista na qual estão todos eles. Divirta-se:

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras