/ governosp

Atividade online destaca partidas de xadrez vencidas por Paul Morphy

0

Oficialmente, Paul Morphy nunca foi considerado campeão mundial, isto porque a primeira disputa internacional só aconteceu depois da sua morte: o registro do primeiro destes matches tem data de 1886. Inegavelmente, porém, ele, que faleceu em 1884 aos 47 anos, é reconhecido como um dos mais talentosos enxadristas de todos os tempos e o professor Adriano Caldeira escolheu o legado deste homem para dar início às atividades online de xadrez deste mês na página do Facebook da BSP.

Morphy se formou em Direito com 16 anos e jogou xadrez desde os 12. Nunca ficou em segundo lugar nos torneios e trouxe contribuição importante para as teorias das linhas abertas, das vantagens de espaço etc. Um jogador invencível e acima do nível dos enxadristas de seu tempo, como ressaltou Adriano. Morphy valorizava cada uma das peças e ficou conhecido, entre outros movimentos clássicos, pela abertura dos quatro cavalos. Você fica por dentro deste e de outros detalhes sobre a trajetória e as partidas do enxadrista, em vídeo que confere, clicando aqui.

A série sobre campeões mundiais prossegue, com encontros online marcados no nosso Facebook nos dias 27 de agosto (A história dos campeões mundiais – Adolf Anderssen), 3 de setembro (A história dos campeões mundiais – Wilhem Steinitz – O primeiro campeão oficial e sua teoria), 10 de setembro (Os bastidores das partidas decisivas) e 17 de setembro (Xadrez e computadores, com convidado especial: Grande Mestre Gilberto Milos Júnio), sempre das 11h às 12h.

E se quiser saber mais sobre xadrez, veja ou reveja as atividades online realizadas dentro da programação da BSP em galeria de vídeos disponível no Facebook da biblioteca, clicando aqui. Os interessados pelo tema contam ainda com aulas no Facebook da Biblioteca Parque Villa-Lobos: https://www.facebook.com/BVLbiblioteca/ (confira a programação completa em: https://bvl.org.br/voce-vai-encontrar-dicas-para-ganhar-uma-partida-de-xadrez-em-oficina-online-que-comeca-este-mes/).

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras