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Aprenda a escrever roteiros para jogos digitais com Thiago Baptista

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Foto: Freepik

Aprenda a escrever roteiros para jogos. Foto: Freepik

Escrever histórias para jogos é diferente de escrever para o cinema ou para a literatura. Na oficina online Prática Narrativa e Roteiro para Jogos Digitais, que acontece entre 15 e 14 de setembro, Thiago Baptista apresenta, de forma teórica e prática, tópicos como a escrita do “roteiro”, narrativas ramificadas, construção de mundo e de personagens etc. Para se inscrever, acesse www.bsp.org.br/inscricao – vagas limitadas.

Thiago Baptista é um fazedor de jogos e um contador de histórias. Atualmente, trabalha como diretor de narrativa do jogo “Deathbound” e foi designer de narrativa assistente no jogo “Sword Legacy: Omen”. É pós-graduando em roteiro para cinema, TV e multimídia na Universidade Veiga de Almeida. Estudou roteiro na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, e é graduado em Jogos Digitais pelo Instituto Infnet.

As aulas serão guiada por slides, com apresentação de vídeos e materiais complementares; haverá exercícios e atividades práticas, a serem realizadas pelos alunos.

Dia 15 de setembro – Aula 1:

– Introdução à narrativa em jogos

– O que significa “roteiro”? Existe “roteiro” para jogos?

– Roteiro de cinema x aventura de RPG

– Definição de narrativa; narrativa dramatúrgica; narrativa embutida x narrativa emergente

– Definições teóricas: definição de jogos, jogos de emergência, jogos de progressão, modelo MDA

– Design de Narrativa: definições, ferramentas e prática

– Documentação: o “roteiro” tradicional, planilhas, textos em prosa

Dia 17 de setembro – Aula 2:

– Introdução à contação tradicional de histórias

– Os três grandes gêneros: lírico, épico e dramático

– O conflito: ponto central do drama

– Conflito: protagonistas, antagonistas

– Estrutura: a tradição dos três atos

– O personagem: as três dimensões segundo Lajos Egri

– Personagem e estrutura: os três tipos de arco, segundo K. M. Weiland

Dia 22 de setembro – Aula 3:

– Introdução à ferramenta Twine: comandos, variáveis, condições

– Linguagem Harlowe: comandos, variáveis, condições

– Introdução às narrativas ramificadas: tipos, topologias

– Gradiente de interatividade nas narrativas

– Topologias de narrativas ramificadas

– A trama em um jogo e a narrativa ramificada

– Árvores de diálogo

– Exercício de narrativa ramificada com Twine

Dia 24 de setembro – Aula 4:

– Introdução ao Design de Narrativa: ofício, papéis e ferramentas

– As grandes questões do Design de Narrativa: agência do jogador, ilusão da liberdade

– Ferramentas narrativas: gameplay, construção de mundo, fluxo de fases, cenas de corte etc.

– Construção de mundos: mitopéia, geografia, política

– Personagens em jogos: avatares, NPCs, protagonista silencioso

– Planejamento e projeto de narrativa em jogos

– Exercício de planejamento de narrativa para um jogo

Oficina Online Prática Narrativa e Roteiro para Jogos Digitais. Com Thiago Baptista. Dias 15, 17, 22 e 24 de setembro, das 15h às 18h. Carga horária: 12 horas. Indicado para maiores de 13 anos. Inscrições a partir do dia 31 de agosto, às 15h. Para participar, acesse www.bsp.org.br/inscricao. Vagas limitadas.

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