/ governosp

Veja como foi o Segundas Intenções com a escritora e poeta Jarid Arraes

0

JaridArraesDandara

A escritora, cordelista e poeta Jarid Arraes foi a nossa convidada do programa Segundas Intenções de 31 de agosto, transmitido em nossa página do Facebook. O bate-papo, mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, já começou apresentando a lista de obras publicadas pela autora: “As Lendas de Dandara”, “Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis”, “Um buraco com o meu nome” e “Redemoinho em dia quente”.

Jarid teve seu primeiro contato com a literatura de cordel e a poesia na infância. O pai e o avô eram cordelistas e xilogravadores, sua família sempre estimulou o contato com as palavras e a descoberta da poesia começou na escola com o poema “Porquinho da Índia”, de Manuel Bandeira. “Tive o privilégio de crescer neste ambiente que me fez ser apaixonada pela cultura como um todo”, diz ao contar um pouco de sua história. 

A conversa permeou assuntos importantes sobre a literatura brasileira. Temas como categorizações, lugar de fala, presença de escritores de diferentes origens, além de classes sociais e gênero, enriqueceram o debate. “Origens diferentes, visões de mundo diferentes e experiências diferentes trazem mais criatividade para o que a gente lê, tornam a literatura mais criativa”, reflete Jarid. A autora defende que o leitor tenha  uma “experiência literária mais diversa” e tente aplicá-la na escrita, imprimindo suas vivências e visão de mundo nas páginas dos livros.

Jarid estreou na literatura com “As Lendas de Dandara”, mas antes, já havia produzido diversos cordéis da coleção “Heroínas Negras da História do Brasil”, com temas que fogem daqueles normalmente encontrados neste formato literário, vendidos de forma independente. Alguns deles estão em seu segundo livro: “Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis”.

Este e outros encontros do Segundas Intenções ficam disponíveis para assistir na íntegra em nossa página do Facebook e canal do YouTube. Assista! E programe-se para os próximos:

14/09 – Bate-papo com Marina Colasanti, às 19h no Facebook da BSP.

21/09 – Bate-papo com Nélida Piñon, às 19h no Facebook da BVL.

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras