/ governosp

Mauricio de Sousa, pai da Turma da Mônica, faz 85 anos

0
Reprodução

Mauricio de Sousa participa do Segundas Intenções na BSP, em 2015

 

Nascido em Santa Isabel e criado em Mogi das Cruzes, no interior do Estado de São Paulo, Mauricio de Sousa completa nesta terça, dia 27, 85 anos de idade. Jornalista, quadrinista e empresário, Mauricio é o criador da Turma da Mônica e de outros personagens emblemáticos, como o Pelezinho.

Seu início de carreira é conhecido. Aos 19 anos, já com habilidade para desenhar, Maurício se muda para São Paulo. Sua primeira parada é o jornal Folha da Tarde, para onde leva seu portfólio, com ilustrações e tiras. Só que não precisavam de ilustradores no diário e sim de um repórter policial. Munido de sobretudo e chapéu, ele fazia reportagens sobre ocorrências policiais e outras histórias.

Equipe Comunicação

As revistas da Turma da Mõnica na BSP

Até que, em 1959, o editor do jornal deu a Mauricio a oportunidade pela qual ele tanto esperava. Então, desde que publicou a primeira tira, em 1959, a turma só cresceu. Ele começou com Franjinha e Bidu. Depois, vieram Cebolinha (1960), Cascão (1961), Mônica (1963) e Magali (1963). Todos inspirados em pessoas que cruzaram o caminho do artista ou em seus filhos e filhas.

Os principais personagens, o núcleo duro da Turma da Mônica, ganharam revistas, que venderam até hoje mais de 1 bilhão de exemplares no mundo todo. Muitos outros personagens novos vieram depois, como Do Contra, Nimbus, Dorinha e assim por diante. O artista, que está recolhido em quarentena, diz que não para de trabalhar e promete mais novidades num futuro próximo.

A seguir, assista ao Segundas Intenções com Mauricio de Sousa, na BSP, realizado em 2015:

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC
Doe Máscaras