/ governosp

Leitura ao Pé do Ouvido apresenta obra de Aluísio Azevedo

0

08.01_BSP_Capa

O Leitura ao Pé do Ouvido apresenta o livro “Casa de pensão”, de Aluísio Azevedo. O romance naturalista conta a história do jovem maranhense Amâncio que vai ao Rio De Janeiro com o objetivo de estudar medicina e viver a noite, as mulheres e os seus 20 anos. Escute aqui o trecho que selecionamos para você!

Gostou?

Esta obra está disponível em formato digital. Acesse aqui e boa leitura!

Trecho lido:  

Nunca saíra do Maranhão; vira de longe a Corte através do prisma fantasmagórico de seus sonhos. O Rio de Janeiro afigurava-se-lhe um Paris de Alexandre Dumas ou de Paulo de Kock, um Paris cheio de canções de amor, um Paris de estudantes e costureiras, no qual podia ele à vontade correr as suas aventuras, sem fazer escândalo como no diabo da província.  

Há muito tempo ardia de impaciência por tal viagem: pensara nisso todos os dias; fizera cálculos, imaginara futuras felicidades. Queria teatros bufos, ceias ruidosas ao lado de francesas, passeios fora de horas, a carro, pelos arrabaldes. Seu espírito, excessivamente romântico, como o de todo maranhense nessas condições, pedia uma grande cidade, velha, cheia ruas tenebrosas, cheia de mistérios, de hotéis, de casas de jogo, de lugares suspeitos e de mulheres caprichosas: fidalgas encantadoras e libertinas, capazes de tudo, por um momento de gozo. E Amâncio sentia necessidade de dar começo àquela existência que encontrara nas páginas de mil romances. Todo ele reclamava amores perigosos, segredos de alcova e loucuras de paixão. 

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC