/ governosp

#BSP11anos: participe de nossa programação especial de aniversário

0
Foto: Equipe SP Leituras.

Foto: Equipe SP Leituras.

A Biblioteca de São Paulo completa 11 anos em 8 de fevereiro, mas as comemorações vão de 1º a 12 do mês. Preparamos uma programação especial que reúne atividades online e presenciais para que você celebre conosco a data! Teremos bate-papo com o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, oficina de poesia, sarau, espetáculo teatral e até um minicampeonato de slam. Prepare-se e programe-se para aproveitar cada uma das opções e lembre-se: aqui, na biblioteca, estamos trabalhando com capacidade de atendimento reduzida e seguindo os protocolos de saúde para a segurança de todos.

Tudo começa, então, na segunda-feira, dia 1º, com o Segundas Intenções que receberá Luiz Felipe Pondé, em encontro online mediado pelo jornalista Manuel da Costa Pinto. Com transmissão na página do Facebook da biblioteca (BSPbiblioteca), o programa começa às 19h e não é necessário fazer inscrição para participar. Traga suas perguntas e conheça melhor as ideias do filósofo, escritor e professor que, atualmente, é colunista da Folha de S.Paulo.

Na quarta-feira, dia 3, às 10h, a comemoração será na oficina Serigrafia em Poesia, de forma presencial. O poeta Jonas Samaúma e o designer gráfico Rodrigo Pereira vão orientar os participantes para criarem novos mundos e refletirem de forma mágica, produzindo poemas coletivos. A atividade resultará na impressão de camisetas com o conteúdo gerado na atividade. No dia seguinte, 4, às 14h, será a vez do Sarau da Brasa. O Coletivo Cultural Poesia na Brasa promete uma experiência literária especial, tão impactante quanto a que foi criada e tem sido realizada na Vila Brasilândia, na capital paulista. Sábado, dia 6, às 15h soará o terceiro sinal do espetáculo de improviso Tempo de Histórias, com a Brasilis Playback Theatre. O grupo costuma partir da escuta de histórias para construir a apresentação que, desta vez, será online e com interpretação em Libras.

A programação especial conta também com o divertido o evento BSP + ZAP! SLAM – Minicampeonato de Poesia Falada, de 9 a 12, às 19h, que será marcado pela batalha entre poetas. Para participar da disputa, é necessário fazer sua inscrição (interessados em competir devem participar de sorteio nos primeiros 15 minutos de cada uma das três etapas classificatórias, nas quais serão escolhidos os concorrentes). Fique por dentro das regras, a seguir, e de mais detalhes ao final deste texto:

1) Quem for participar do slam como poeta deve entrar no link do Zoom às 19h e se inscrever para o sorteio. Às 19h15, encerraremos as inscrições e haverá o sorteio de 10 participantes que deverão permanecer dentro da sala. 

2) O link para entrar na sala do Zoom será compartilhado nas redes sociais da biblioteca com dois dias de antecedência e na data da transmissão ao vivo na descrição da Live e comentários do Facebook. 

2) A competição online será dividida em quatro etapas, sendo três classificatórias.  Somente os 1º, 2º e 3º lugares de cada etapa classificatória passarão para a final, totalizando os nove finalistas.   

3) Os poemas devem ser de autoria própria (podem ser lidos).

4) Apresentações devem acontecer sem acessórios, sem figurino e sem acompanhamento musical. 

5) Os poemas devem ter no máximo 3 minutos, mais 10 segundos de bônus. A partir de  3’11’’ são descontados 0,5 ponto a cada 10 segundos passados.  

6) Um júri formado por cinco pessoas atribui uma nota após cada poema numa escala de 0.0 a 10.0, podendo haver notas quebradas (por exemplo: 7,8 ou 9,6). 

7) A nota mais alta e a mais baixa são retiradas e a soma das restantes são registradas. Quem tiver as maiores notas passa para a próxima rodada. 

8) Da primeira rodada passam cinco poetas, da segunda passam três e quem tiver a maior pontuação na última rodada (1º2º e 3º lugares) se classificam para a final. 

9Poetas que se classificarem para a final não podem participar do sorteio novamente nos dias seguintes. 

10) Em caso de empate, mais um poema será apresentado. Caso haja empate novamente, somam-se todas as notas da rodada inclusive as maiores e menores. 

11Sãoconsideradas partes integrantes do jogo e devem ser incorporados a ele, acontecimentos imponderáveis tais como, queda de sinal de internet, jurados que tenham que se ausentar por algum motivo ou problemas técnicosComo estamos no formato online imprevistos podem acontecer. Caso algum jurado perca a conexão no vídeo, manteremos um grupo no Whatsapp para que a nota possa ser dada. Caso conexão com a internet do poeta caia, tentaremos reestabelecer a conexão e recomeçar.  

A entrega do prêmio será feita apenas em território nacional, e será utilizado o serviço dos correios. Caso o vencedor não seja do território nacional, os livros serão doados para a Biblioteca da Ocupação Cultural Hermelino Matarazzo. Sobre a plataforma Zoom: se for participar usando o celular, basta entrar na App Store ou na Play Store, procurar o aplicativo (gratuito) do Zoom e realizar o download do aplicativo em seu smartphone. Caso escolha utilizar o Zoom no computador, não é necessário realizar o download do aplicativo. Porém, se desejar, basta entrar no site do Zoom (https://zoom.us/pt-pt/meetings.html) e fazê-lo. É importante que os participantes já tenham o aplicativo baixado no celular e/ou computador com antecedência, para que no dia seja só clicar no link para ser redirecionado para a sala respectiva. 

Confira, a seguir, o serviço completo de nossa programação especial de aniversário:

Segunda-feira, dia 1º, das 19h às 20h – Segundas Intenções, com Luiz Felipe Pondé – Online – Bate-papo com o filósofo, escritor e professor. Mediação do jornalista Manuel da Costa Pinto. Transmissão na página da biblioteca no Facebook: BSPbiblioteca.

Quarta-feira, dia 3, das 10h às 12h – Serigrafia em Poesia – Presencial – Indicado para maiores de 16 anos. Com o poeta Jonas Samaúma e o designer gráfico Rodrigo Pereira. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Quinta-feira, dia 4, das 14h às 15h – Sarau da Brasa – Presencial – Indicado para maiores de 12 anos. Com o Coletivo Cultural Poesia na Brasa. Vagas preenchidas por ordem de chegada.

Sábado, dia 6, das 15h às 16h – Tempo de Histórias – Online – Indicado para todas as idades. Com o Brasilis Playback Theatre. Interpretação em Libras. Para fazer sua inscrição, clique aqui.

De 9 a 12, das 19h às 21h – BSP + ZAP! SLAM – Minicampeonato de Poesia Falada – Online – Indicado para maiores de 12 anos. Com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. Interpretação em Libras.  Interessados em competir devem participar de sorteio nos primeiros 15 minutos de cada uma das etapas classificatórias, nas quais serão escolhidos os concorrentes. Transmissão na página da biblioteca no Facebook: BSPbiblioteca. Minicampeonato do ZAP! Zona Autônoma da Palavra, o primeiro slam (batalha de poesia) do Brasil. Serão realizadas quatro edições, sendo três etapas classificatórias e uma final. Em cada uma das três primeiras serão selecionados três poetas (1º. 2º e 3º lugares) e em uma edição final, onde os/as nove poetas selecionados disputarão o título de campeão/campeã.

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC