/ governosp

#BSP11anos: Oficina “Serigrafia em Poesia” propõe brincadeira de rimar

0
O escritor Jonas Samaúma conduz a oficina de "Serigrafia em Poesia"

O escritor Jonas Samaúma conduz a oficina de “Serigrafia em Poesia” em parceria com o designer gráfico Rodrigo Pereira

Alguém sabe o que é rimar? Rimar é juntar palavras que tenham sons iguais ou semelhantes. Amar e rezar. Cabrito e bonito. Capitão e ladrão. Amor e dor. Calor e frescor. Essa brincadeira contagiante de garimpar palavras e aproximá-las pelo efeito sonoro reuniu o público na BSP, para a oficina “Serigrafia em Poesia”, integrando a programação especial que celebra os 11 anos da biblioteca e que acontece neste mês de fevereiro.
A atividade realizada no espaço da tenda, com todos os protocolos sanitários, foi dividida em duas partes. Iniciou com a construção de rimas coletivas e evoluiu para versos de quatro frases. Depois de inventar muitas combinações de palavras, os participantes da oficina, integrantes do Centro de Acolhida Zancone, na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, elegeram um verso para imprimir em camisetas, por meio de serigrafia. O escritor Jonas Samaúma e o designer gráfico Rodrigo Pereira conduziram o encontro do qual todos saíram com um verso impresso em uma camiseta. Cada participante teve a oportunidade de imprimir a sua própria camiseta, utilizando a tela e as tintas sob a orientação de Pereira.
Segundo o escritor Samaúma, “a oficina traz novos sentidos para o cotidiano”. Francisco Carlos Reis, que participou da atividade, resumiu assim: “acho legal fazer poesia, no meio da pandemia. Até rima!”, disse.

Acompanhe a programação completa de aniversário #BSP11anos aqui.

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC