/ governosp

Literatura portuguesa é destaque do Leitura ao Pé do Ouvido

0

05.02_BSP_Capa

O Leitura ao Pé do Ouvido apresenta trecho do conto “A confissão de Lúcio”, de Mário de Sá-Carneiro. Aqui, a história de um triângulo amoroso entre Lúcio, Marta e Ricardo é o centro da narrativa. Apresentada sob a forma de romance policial, a obra é considerada uma das mais importantes do autor português que foi poeta, contista e ficcionista. Escute aqui a parte que selecionamos para você! 

Acesse aqui e embarque nesta leitura disponível em formato digital.

Trecho lido:  

A partir daí, comecei frequentando amiudadas noites a casa de Ricardo. As sensações bizarras tinham-me desaparecido por completo, e eu via agora nitidamente a sua esposa.
Era uma linda mulher loira, muito loira, alta, escultural — e a carne mordorada, dura, fugitiva. O seu olhar azul perdia-se de infinito, nostalgicamente. Tinha gestos nimbados e caminhava nuns passos leves, silenciosos — indecisos, mas rápidos. Um rosto formosíssimo, de uma beleza vigorosa, talhado em ouro. Mãos inquietantes de esguias e pálidas. 
Sempre triste — numa tristeza maceradamente vaga — mas tão gentil, tão suave e amorável, que era sem dúvida a companheira propícia, ideal, de um poeta. 
Cheguei a invejar o meu amigo… 
Durante seis meses a nossa existência foi a mais simples, a mais serena. Ah! esses seis meses constituíram em verdade a única época feliz, em névoas, da minha vida…” 

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC