/ governosp

Oficina busca inspiração no tema do trabalho para criar minicontos

0

Já parou para pensar qual é o significado do trabalho na vida cotidiana? Ele possibilita o convívio entre as pessoas, convoca à troca de experiências e coloca o trabalhador numa dimensão social e política. Na oficina Personagens do Trabalho, em formato online, a ideia é usar as reflexões acerca do trabalho como matéria-prima criativa para a produção literária de minicontos.

E, afinal, o que é um miniconto? É um tipo de texto muito curto,  que usa o mínimo de palavras para exprimir uma ideia.  O miniconto tem algumas características: concisão, subtexto, ausência de descrição e é um retrato de uma fração de vida. Um desafio e tanto.

O escritor guatemalteco Augusto Monterroso é considerado o autor do mais famoso miniconto, com apenas trinta e sete letras: Quando acordou o dinossauro ainda estava lá.

Durante a atividade,  conduzida por Milena Mulatti Magri, especialista em Literatura Brasileira e Teoria da Literatura, e  Gustavo Scudeller, professor do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, os participantes farão exercícios práticos de produção de minicontos. Além de criar suas próprias narrativas,  a oficina prevê a apresentação de referências na música, na literatura, em esquetes de humor e materiais jornalísticos.

Esta atividade integra o Literatura Brasileira no XXI, projeto em parceria com a Unifesp.

Oficina Online Personagens do Trabalho. Com Milena Mulatti Magri e Gustavo Scudeller.  Aos sábados, dias 6, 13, 20 e 27 de março. Das 10h às 13h. Carga horária: 12 horas. Indicado para maiores de 15 anos. Vagas limitadas. Inscrições a partir de 11 de fevereiro, às 10h em:  www.bsp.org.br/inscricao.

 

 

Milena Mulatti Magri (foto) e Gustavo Scudeller conduzem oficina de produção de minicontos. Foto: Arquivo pessoal

Milena Mulatti Magri (foto) e Gustavo Scudeller conduzem oficina de produção de minicontos. Foto: Arquivo pessoal

 

 

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC