/ governosp

Leitura ao Pé do Ouvido indica contos de Artur Azevedo

0

05.03_BSP_Capa

O Leitura ao Pé do Ouvido de hoje apresenta o conto “O viúvo”, de Artur Azevedo. A obra faz parte do livro “Contos fora da moda”, que reúne 21 histórias despretensiosas, leves e bem humoradas escritas pelo autor. Escute aqui o trecho que selecionamos para você! 

Agora, embarque nessa leitura em formato digital. Acesse o livro e divirta-se!

Trecho lido:

Na véspera de partir para a Europa, o doutor Claudino, sem prever o fúnebre espetáculo de que ia ser testemunha, foi despedir-se do seu velho camarada Tertuliano.
Ao aproximar-se da casa, ouviu berreiro de crianças e mulheres, e a voz de Tertuliano, que dominava de vez em quando o alarido geral, soltando, num tom estrídulo e angustioso, esta palavra: ‘Xandoca’.
O doutor Claudino apressou o passo, e entrou muito aflito em casa do amigo.
Havia, efetivamente, motivo para toda aquela manifestação de desespero. Tertuliano acabava de enviuvar. Havia meia hora que dona Xandoca, vítima de uma febre puerperal, fechara os olhos para nunca mais abri-los.
O corpo, vestido de seda preta, as mãos cruzadas sobre o peito, estavam colocado num canapé, na sala de visitas. À cabeceira, sobre uma pequena mesa coberta por uma toalha de rendas, duas velas de cera substituíam, aos dois lados de um crucifixo, o bom e o mau ladrão. 

Compartilhe

Sobre o Autor

Deixe um Comentário

Ouvidoria Transparência SIC